A Universidade do Porto (UP) acaba de lançar dois concursos que apelam à criatividade e à imaginação dos participantes e que, segundo a UP, têm como atractivo adicional a distinção dos melhores trabalhos.

“Cem anos – 100 palavras” é o nome do concurso dedicado à literatura. O desafio é escrever um “micro-conto de ficção com apenas 100 palavras”, tendo por base um aspecto relacionado com a UP. Os três melhores micro-contos receberão prémios e há a possibilidade de publicação de os cem melhores trabalhos literários em livro.

Além da literatura, também a fotografia é valorizada pela UP. Assim, o segundo concurso é de fotografia e chama-se “Cem anos – 100 imagens”. O objectivo é recolher os “melhores olhares sobre a universidade”, tendo como suporte a fotografia digital. O participante pode apresentar o seu trabalho em qualquer “linguagem digital”, desde a reportagem, ao documentário ou à criação artística. O concurso proporciona, ainda, o uso da câmara fotográfica do telemóvel nos trabalhos.

Os melhores trabalhos de fotografia vão fazer parte de uma exposição pública na galeria de exposições da FNAC de Santa Catarina. Haverá tambén prémios e menções honrosas.

Qualquer pessoa pode mostrar a sua criatividade nas palavras ou nas imagens, mesmo que não pertença à comunidade académica da UP. As candidaturas devem ser submetidas através do site do Centenário. Os interessados têm até 30 de Setembro para se inscrever no concurso literário e até 31 de Outubro para se inscreverem no concurso de fotografia.

Os concursos dão seguimento ao programa de celebrações do Centenário da UP e a Comissão Organizadora das Celebrações do Centenário pretende, com os dois concursos,”envolver toda a comunidade nas celebrações dos 100 anos da U. Porto”.