O Ministério das Finanças revelou, esta quarta-feira, que, entre Janeiro de 2010 e Março de 2011, a Administração Pública dispensou 16941 funcionários. Actualmente, existem cerca de 505 mil funcionários públicos na Administração Central, diz o ministério de Teixeira dos Santos em comunicado. Esta quebra de quase 17 mil pessoas em pouco mais de um ano é justificada por Teixeira dos Santos pela passagem de muitos à reforma.

Segundo a Agência Lusa, o ministério liderado por Teixeira dos Santos esclarece que “prossegue, assim, a inédita redução do universo de trabalhadores em funções públicas que tem vindo a ocorrer em todos os anos desde 2005, em contraponto ao aumento desse mesmo universo de trabalhadores, todos os anos, nas décadas antecedentes”.

Trata-se de trabalhadores “em funções públicas na Administração Central do Estado”, incluindo “os trabalhadores que mantiveram o vínculo público ao Estado, apesar de integrados em estabelecimentos de saúde de natureza pública empresarial”, bem como “o pessoal não docente em exercício de funções nos estabelecimentos de educação e Ensino Básico e Secundário ao abrigo de protocolos com autarquias locais”, esclarece o comunicado.

Sobre o movimento de entradas e saídas nas Administrações Local e Regional, para o ano passado e o primeiro trimestre de 2011, “importa aguardar que os respectivos procedimentos de levantamento de dados sejam concluídos”, acrescenta o documento.