A primeira etapa da 9.ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura, iniciada a 11 de Abril, contou com um total de 380 livros inscritos, dos quais 371 de autores brasileiros, sete de autores portugueses, um de uma escritora moçambicana e um de um autor angolano, todos publicados no Brasil durante o ano de 2010.

Para a etapa final do concurso, que culmina a 15 de Maio, os curadores Maria Esther Maciel, Regina Zilberman, Lourival Holanda, Selma Caetano e os 306 jurados, vão eleger o júri intermediário, que irá analisar cinquenta obras e escolher, de entre elas, os dez nomeados para a fase final.

As obras portuguesas participantes são “Os Íntimos”, de Inês Pedrosa, “Poemas da Noite Incompleta”, de Maria do Sameiro Barroso, “A Escrita a Postos”, de Júlio Conrado, “Neo-Poemas-Pagãos”, de Ernesto Melo e Castro, “As Três Vidas”, de João Tordo, “Efeito Borboleta e outras Histórias”, de José Mário Silva, e “Uma Viagem à Índia”, de Gonçalo M. Tavares.

Na edição anterior do Prémio PT, os vencedores foram o compositor e escritor Chico Buarque, com o seu quarto romance “Leite Derramado”, a “Outra Vida”, de Rodrigo Lacerda e, ainda, “Lar”, de Armando Freitas Filho.