Na Rua da Bouça, no Centro de Dança do Porto, encontra-se um local onde se pode saborear diferentes doçarias. A Maria Dentada é um projecto de duas amigas, as “Sofias”, que, depois de se verem sem emprego, decidiram arriscar. “O namorado da Sofia tinha ido a Chicago e tinha visto um espaço com um conceito giro, meio indie, em que duas raparigas cozinhavam”, explica Sofia Domigues. Tratava-se de “uma coisa muito americana e feminina”. Como o jeito para a cozinha já existia, “era um desafio engraçado para nós nos lançarmos”, brinca Sofia Domingues.

Durante algum tempo, as “Sofias” tentaram encontrar o melhor nome para o negócio até que, “num almoço de amigos onde se discutiam nomes, surgiu ‘Dentada’, que tem tudo a ver com cozinha e a forma como se come. Entretanto alguém sugeriu Maria e ficou Maria Dentada”, conta Sofia.

E são muitas as especialidades que podem ser encontradas na Maria Dentada. As preferidas dos clientes são “as bolachas, os cupcakes” e as cookies para as crianças do Centro de Dança, que “adoram aquelas bolachinhas”. Na cozinha, as “Sofias” utilizam principalmente açúcar e manteiga. “Qualquer bolo feito com manteiga é divinal”, brinca a responsável.

No momento de fazer o bolo, tudo conta. Por isso, Sofia Domingues garante que “a apresentação é muito cuidada”, pois “come-se primeiro com os olhos”. Apesar de a aparência ser importante, a qualidade é o lema destas duas amigas. E, assim, Sofia Domingues conta que aos clientes os doces lembram os que eram feitos pelas mães ou avós, “porque são coisas que não são exageradamente doces e que são feitas de forma artesanal“.

Os preços destes doces feitos de forma caseira podem variar. “Temos desde os cupcakes a 1,75 euros até bolos de 40 euros. Depende muito do trabalho e da quantidade”, explica Sofia. E como “quando se quer festejar alguma coisa, um casamento ou aniversário, há sempre algum dinheirinho para comprar nem que seja um bolo”, a crise de que todos falam não afectou o negócio.

O segredo para se fazer um doce que atraia todos, com ou sem crise, é “muita paciência, sem pressas”, revela Sofia Domingues. “E, acima de tudo, bons ingredientes”. E o segredo para triunfar no negócio dos doces é uma mistura certa de “amor, paciência e gostar muito daquilo que se faz”.