A Praça da Batalha vai ser palco de uma série de espectáculos musicais, no âmbito da iniciativa “Portos”, inserida no programa “Odisseia”.

A partir desta sexta-feira e durante dois fins-de-semana, fado, música tradicional portuguesa, percussão, ritmos africanos, sonoridades ibéricas e música popular brasileira vão ecoar num dos principais eixos da Baixa portuense. Os artistas são “sobretudo portugueses e da diáspora”, salienta Nuno Carinhas, director artístico do Teatro Nacional de São João (TNSJ), ao JPN.

“O público-alvo será todas as pessoas que passarem pela Praça da Batalha”, sejam as que se deslocarem propositadamente para o concerto, sejam aquelas que por lá passarem e pararem para assistir aos espectáculos, afirma Nuno Carinhas.

Esta iniciativa representa “mais um desdobramento” das actividades culturais do TNSJ uma vez que, no primeiro fim-de-semana, antes dos concertos, vai estar em cena no teatro a peça “Exactamente Antunes”. “Desta vez quisemos abrir para a cidade de uma forma mais explícita”, declara o director artístico do teatro.

O programa do “Portos” contempla os artistas Yami, Manuel d’Oliveira, Atlantihda, João Afonso, Ritinha Lobo, Ricardo Parreira e Amor Electro. Simbolicamente, estes espectáculos de sons da lusofonia culminam a 25 de Abril.

Este conjunto de espectáculos insere-se no âmbito do programa “Odisseia”, organizado conjuntamente pelo Teatro Nacional São João, pelo Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, pelo Theatro Circo, de Braga, e pelo Teatro de Vila Real. Até Setembro, o programa vai contemplar uma série de iniciativas, “num âmbito de quase festival”, entre as quais peças de teatro, colóquios, workshops e exposições.