A oitava edição do Festival Black & White volta, em Maio, à Universidade Católica, no Porto.

Em competição vão estar 46 obras originárias de países como a Alemanha, Geórgia, Irão, Israel, Itália, Noruega, Reino Unido, Portugal e Espanha. Os vídeos concorrem para os géneros ficção, documentário, animação, experimental e vídeo musical. O áudio compete para a categoria experimental.

Jaime Neves, da organização do festival, espera “poder contar mais uma vez com uma grande participação do público”.

No final do festival, vão ser atribuídos os troféus de melhor vídeo de ficção, melhor vídeo documentário, melhor vídeo animação, melhor vídeo experimental, melhor vídeo musical, melhor áudio experimental e melhor fotografia.

O júri do concurso é composto por Chris Chafe, dos EUA, Pib e Stefan Le Lay, de França e de Portugal, Leonor Silveira e Sahra Kunz.

Além do programa do B&W, Jorge Neves destaca “as mostras dos festivais ‘Brasil on tour film festival’ e ’15 second film festival'”. O organizador revela que “o realizador croata Vedran Samanovic, falecido em 2009”, vai ser homenageado. Além disso, “será apresentada uma grande parte da cinematografia de Vedran Samanovic”, diz.

O B&W foi nomeado para os prémios do Norte Criativo 2011, que procuram distinguir o Norte e premiar a inovação.

O festival realiza-se entre 11 e 14 de Maio, na Escola das Artes da UCP, no Porto. “A animação nocturna do festival ficará a cargo das bandas ‘Art of Fugue’ e ‘The Kanguru Project’, sendo que “numa das noites, o festival promoverá uma ‘Jam session’ aberta a todos os interessados”, esclarece Jaime Neves, da organização.

Notícia actualizada às 16h32 do dia 15 de Abril de 2011.