Cerca de 50 escritores de 15 países vão estar presentes na 6.ª edição da “Literatura em Viagem”, entre 16 e 19 de Abril. A Câmara de Matosinhos e a Biblioteca Florbela Espanca organizam o evento que pretende fomentar a imaginação e os sentimentos.

Fotografia, desenho, música e literatura são os ingredientes principais deste encontro, em que se unem autores e leitores. Juntos, vão reflectir sobre viagens e experiências, para além de ficarem a conhecer novas áreas artísticas. Na Biblioteca Florbela Espanca, onde decorre a iniciativa, vai ser possível ver exposições, participar em debates e assistir a lançamentos de livros ou concertos de música erudita.

A Câmara Municipal de Matosinhos espera cerca de 3 mil pessoas durante todo o certame. A promoção do evento passou, este ano, pelas redes sociais. Pretende-se, dessa forma, apelar à participação dos jovens e estimular o seu gosto pela leitura. A organização do evento assume-se satisfeita pelo facto de vários escritores tomarem a iniciativa de participar no “LEV”, como é o caso de Luís Sepúlveda e João Tordo.

Joel Neto vai lançar “Banda Sonora para um regresso a casa”, o seu mais recente livro, no primeiro dia do evento. Nas bancas desde ontem, quinta-feira, o livro é o resultado da compilação das suas melhores e mais acutilantes crónicas. Em declarações ao JPN, o escritor assume não estar assustado com o público presente, até porque “os leitores assustam-se mais que os autores”. Ainda assim, Joel Neto espera “perguntas aguçadas” por parte dos participantes.

Todos os dias, a partir das 15h00, têm início as actividades previstas no programa [PDF]. A entrada é gratuita.