FC Porto (1º) – Sporting (4º) e Nacional (5º) – Sp. Braga (3º) são as partidas que vão opor, nesta jornada, quatro dos cinco primeiros classificados da Liga ZON Sagres. Se o Benfica (2º) defrontasse o Vitória de Guimarães (6º), até poderia vir a ser uma jornada “seis estrelas”, mas como o adversário das “águias” será o Beira-Mar, décimo da tabela, resta esperar que, ainda assim, se assista a uma jornada “cinco estrelas”.

Domingo e segunda-feira vão ser os dias com melhor “cartaz”. Para domingo, está reservado um clássico entre portistas e “leões”, enquanto que no primeiro dia de trabalho da semana, o Braga vai ter que “suar” diante do Nacional, para que o terceiro posto continue firmado. Antes destas duas partidas vai disputar-se, no estádio da Luz, o Benfica – Beira-Mar.

Benfica – Beira-Mar (D: 18h15)

Este pode vir a ser o jogo menos interessante entre os já enumerados. Dizem-no a falta de grandes objectivos do Benfica no campeonato (segundo lugar garantido), mas também o que aconteceu na última jornada, em que Jorge Jesus colocou em campo a sua “equipa B”. Se frente à Naval, a desculpa era a necessidade de poupar os jogadores mais utilizados para o jogo da Liga Europa, agora, relembre-se que se avizinha um Benfica – FC Porto, para a Taça de Portugal. Tudo isto, na ressaca de um jogo intenso diante do PSV, na quinta-feira.

Foi, precisamente, frente aos holandeses, que os responsáveis benfiquistas viram um dos seus principais jogadores ficar afastado do que resta da época. Salvio fracturou o dedo do pé e vai ser ausência a partir do jogo contra os aveirenses. Do lado do Beira-Mar, reside um facto que pode tornar a partida mais interessante. Depois de ter garantido, com a vitória da última jornada, os pontos necessários para permanecer na Liga ZON Sagres, o Beira-Mar chega ao estádio da Luz em décimo, mas a apenas três pontos do quinto lugar. No mínimo, interessante.

FC Porto – Sporting (D: 20h15)

Em que altura for, onde for e em que circunstâncias for, qualquer jogo entre “dragões” e “leões” é sempre um clássico do futebol português. Apesar de o FC Porto já ter garantido o título de campeão, ainda há algo que os portistas têm a ganhar: os jogos. A facilidade que, com 19 pontos de avanço sobre o Benfica, André Villas-Boas e os seus jogadores demonstram em encontrar um qualquer objectivo por que lutar, impressiona. A invencibilidade no campeonato é a mais recente missão “azul-e-branca” que, a ser cumprida, daria à equipa o epíteto da cidade: Invicta.

No entanto, não se espera um Sporting amedrontado no estádio do Dragão. Nem assim o pode ser, porque se os sportinguistas pretendem reconquistar o terceiro lugar do campeonato, têm de entrar “à leão”.O russo Izmailov, a recuperar de lesão, pode vir a ser um dos obreiros do objectivo leonino, no domingo. Porém, o facto de o Sporting ter sido uma das duas únicas equipas na Liga, a impedir o FC Porto de vencer (1 – 1), pode aumentar ainda mais o “poder de fogo” ofensivo dos dragões. A ver vamos.

Nacional – Sp. Braga (2ª: 20h15)

A recta final da temporada não poderia estar a ser melhor para o Sp. Braga. Após alguns meses à deriva, no campeonato, onde andava abaixo dos lugares para os quais tinha estatuto, de um momento para o outro, a glória voltou. Não é só do terceiro lugar a nível interno que se fala, mas também da recente passagem às meias-finais da Liga Europa. Tão recente, que só diante do Nacional vai ser possível ver se a euforia não turbou as mentes arsenalistas.

A partir de segunda-feira, dez dias vão separar o Braga da visita ao estádio da Luz, não num jogo nacional, mas num dos mais importantes jogos internacionais da história do clube. Gerir esse sentimento e focalizar a equipa no objectivo “terceiro lugar”, caberá a Domingos Paciência. Além desta preocupação, o Braga vai jogar num dos campos mais difíceis do campeonato: a Choupana. Lá, vai estar um Nacional motivado pelo quinto lugar da tabela e por jogar frente a uma da melhores equipas europeias desta época: o Braga.