O segundo e último dia da edição 2011 da Switch Conference começou com uma das mais aguardadas apresentações. David Rowan, da Wired UK, aproveitou a sua estadia no Porto para revelar dez tecnologias que estão prestes a mudar a nossa vida. Entre elas, a realidade aumentada, que vai dando os primeiros passos em Portugal. O editor britânico assumiu, em pleno discurso, que “a privacidade está mesmo acabada”.

Jaime Villate falou sobre empreendedorismo social em Portugal, citando o caso da Universidade Júnior da Universidade do Porto, e dando, também, mais exemplos de empreendedorismo social que encontrou um pouco por todo o planeta. Já Henrique Carreiro afirmou, a propósito do crescimento da tecnologia, que “já não pensamos em computadores, pensamos em grandes locais de armazenamento de dados”.

No intervalo que se seguiu, os presentes aproveitaram para estabelecer contactos, conversar, conhecer pessoas e histórias. O networking, tão falado pela organização, deu os frutos esperados. Durante o coffee break , eram afixados cartoons dos conferencistas. Esses desenhos eram feitos, durante a prestação dos oradores, por dois jovens. Os artistas recolhiam a ideia principal dos discursos e passavam-na para o papel.

Terminada a pausa para o convívio, foi apresentado o projecto vencedor do concurso de Startups, integrado no programa da Switch. Sérgio Rebelo, com o site localo.com, acabou por subir ao palco. Boris Van Zanten foi o senhor que se seguiu. Preparado, levava o seu discurso “Foreplay For Entrepreneurs”. Ainda com a mesma tónica empresarial, David Demetrius estabeleceu um paralelismo entre redes sociais pessoais e profissionais.

Empreendedorismo jovem não foi esquecido

O empreendedorismo jovem teve, claro está, espaço na Switch, ou não fosse o evento organizado por um jovem de 18 anos. Alfonso Wunschheim foi, ele próprio, um jovem empreendedor, e contou um pouco da sua história. Alfonso deu lugar ao português Vítor Domingos, orador que optou por um tema “perigoso”: “Failure: the mother of all successes”. Afinal, diz Domingos, falhar é bom, pois traduz-se em experiência e conduz ao sucesso.

“Twitter Diplomacy” foi o tema que Matthias Luefkens trouxe a Portugal. Para iniciar o discurso, utilizou como exemplo o Presidente da República, Cavaco Silva, que tem conta no Twitter e no Facebook. Depois de apresentar mais alguns casos de chefes de estado que utilizam as redes sociais, Luefkens deixou o palco livre para Ana Silva. A única mulher que discursou na Switch falou de “serendipity”. A palavra é estranha e não é por acaso. Este termo tem diferentes interpretações, mas, no sentido mais lato, significa procurar algo mas acabar por encontrar, sem querer, algum coisa melhor.

André Marquet falou ao público sobre as últimas revoluções sociais, como na Tunísia. O papel das redes sociais, não foi, efectivamente, posto de parte e o “efeito borboleta na política” marcou o fim do discurso. Já Pedro Oliveira, por sua vez, dissertou acerca do consumidor, do produtor e dos serviços.

Depois das três mais interessantes performances da Ignite passarem também pela Switch, Zé Pedro terminou a edição 2011 com um tema muito aplaudido: “To Change or Not To Change. By William ShakesFear”. A ideia seria deixar de aplicar rótulos pessoais e não ter medo de mudar. A tarde de apresentações acabaria com uma mensagem: “A estrela mais importante da tua vida és tu. Switch the button”.

Organização está orgulhosa do feito e o público agradece

Em Portugal, e durante todo este domingo, a hashtag mais utilizada no Twitter foi #switchconf, hashtag oficial da Switch. No decorrer do ciclo, dez mil pessoas visitaram o site do evento. No local, 300 pessoas partilharam experiências e business cards, número que representa um aumento significativo em relação a 2010 (a edição de Coimbra contou com 150 pessoas).

Em livestream, 4160 pessoas assistiram às apresentações dos 28 oradores, oriundos de 14 países diferentes. A organização, composta por jovens, quis que o momento ficasse para a posterioridade. A habitual foto de grupo marcou, por isso, o derradeiro final da segunda edição da Switch Conference. Para o ano haverá mais, faltando apenas saber que cidade portuguesa receberá o evento.