A sala mais emblemática da cidade do Porto recebeu uma das promessas nacionais do fado. Ana Moura levou ao Coliseu uma variedade de temas interpretados de forma mais tradicional e mais ousada, ao lado da Frankfurt Radio Big Band.

O concerto começou ao som de “Fado Marceneiro” em versão acapella e antecipou os temas acompanhados por guitarras e pela sonoridade tradicional do fado, como “Caso Arrumado”, “Fado vestido de Fado” e “Sou do fado sou fadista“. Pedro Abrunhosa subiu ao palco do Coliseu do Porto “com a honra de actuar com umas das melhores vozes nacionais”. Ao lado da fadista e acompanhado do piano, o cantor portuense interpretou “Eu não sei quem te perdeu” e interpretou o tema “Momento” a solo.

Ana Moura agradeceu ao público a forte presença numa noite que caracterizou como especial, devido aos convidados que a fizeram acompanhar. Mas referiu a importância “do esforço que muitos fizeram na compra do bilhete”, a par da situação económica actual do país.

O tema “Fado das Águas” apresentou Frankfurt Radio Big Band, cruzando a voz do fado com a musicalidade e o charme do jazz da orquestra. Seguiram-se temas como “Penumbra”, “Por um dia”, “Rumo ao Sul”, “Aconteceu” e “Fado da Procura”, num desfilar de temas que caracterizam o percurso da fadista, mas reinventados com a sonoridade do jazz e dos instrumentos distintos da sonoridade do fado. O Coliseu do Porto rendeu-se ao timbre da voz da fadista e à versatilidade da interpretação de temas conhecidos pelo público.

Ana Moura terminou o concerto com os guitarristas que a acompanham há vários anos e deixou o público com o single que dá nome ao seu mais recente álbum, “Leva-me aos Fados”.