Maria do Carmo Fonseca recebe esta segunda-feira o prémio, na Culturgest, em Lisboa. A distinção, da responsabilidade do jornal “Expresso”, visa o reconhecimento de pessoas de nacionalidade portuguesa com uma intervenção ímpar na sociedade.

O valor do Prémio Pessoa corresponde a 60 mil euros e a investigadora pretende investi-los na investigação, através da compra de microscópios mais avançados, que a auxiliem na investigação na área genética.

Em declarações à Agência Lusa, Maria do Carmo Fonseca referiu que “a grande mais valia deste prémio é chamar a atenção para a realidade da área da ciência, para transmitir uma mensagem de desespero” dos investigadores e cientistas nacionais.

Acrescentou, ainda, a mensagem da importância da aposta na ciência, dado que “todos os países europeus, os Estados Unidos, a China, a Índia, são unânimes e consensuais em considerar que o desenvolvimento económico e social dos países está intimamente associado a uma aposta na ciência e na tecnologia. E Portugal não pode ficar de fora, sob o risco de perder completamente toda a competitividade a médio e, mesmo, a curto prazo”.