À semelhança do que já tinha acontecido com instituições de outros países, como Brasil, França e Espanha, o Museu Nacional de Imprensa (MNI) assinou um protocolo com o European Cartoon Center (ECC), uma instituição belga.

O protocolo visa o desenvolvimento de diversas iniciativas entre as duas instituições. “Vamos ter algumas exposições deste centro belga em Portugal e exposições de cartoonista portugueses, nomeadamente o Porto Cartoon, vão estar na Bélgica”, adianta Luís Humberto Marcos, director do MNI, ao JPN.

Através do humor, as duas instituições pretendem reforçar as relações entre a Bélgica e Portugal. “O humor é um bom embaixador”, afirma Luís Humberto Marcos. O director do museu acrescenta, ainda, que estes protocolos valorizam “o país e a arte do cartoon”, a qual, na opinião do director do museu, não é devidamente reconhecida enquanto género jornalístico.

A iniciativa do acordo partiu do Museu Nacional de Imprensa e foi desde logo aceite pelo European Cartoon Center, garante Luís Humberto Marcos. O protocolo, válido por quatro anos e renovável progressivamente, foi assinado sábado, no âmbito, no âmbito do 18.º Euro-Kastoenale, o concurso bienal de cartoon promovido pelo ECC.

“Sempre que houver oportunidade” o MNI, segundo o director do museu, pretende estabelecer outros protocolos semelhantes.