Instalada numa das mais conhecidas ruas do Porto, Cedofeita, e num bonito palacete, o espaço “Casa de Família” foi inaugurado há muito pouco tempo. Na verdade, o número 433 abriu portas há pouco mais de uma semana. Por causa disto, o cheiro a novo que se sente ao entrar no espaço, provém mais do chão de madeira do que das flores espalhadas pelas divisões. Poucos minutos dentro da loja permitem perceber a justificação para o nome que lhe foi atribuído.

À entrada, um pregão “caseiro” dá-nos a boas-vindas e, à medida que o tempo passa, várias pessoas, de várias idades, começam a encher as divisões. Cristiana Campos, a relações públicas, revela que “o objectivo era criar uma loja com espaços dedicados a cada elemento de uma família”, daí a origem do nome. Quanto à origem da loja, resultou da “ideia dos proprietários do edifício, com a ideia da proprietária de uma empresa da Trofa que já vende este tipo de produtos, a Sanimaia. O objectivo era trazer estes produtos para o Porto”, completa Cristiana Campos.

Mais para as tias, mães e avós de todas as famílias existe um “canto” dedicado aos artigos que mais “falta” fazem ao público feminino. Começar pelos produtos de cozinha, passar pelos conjuntos de loiça e acabar nos bens de estética, é uma espécie de “tour” modelo que pode ser feito nesta divisão. Mas as crianças também têm direito a um lugar e a alguns mimos que passam pelos brinquedos. No entanto, se se cansarem da brincadeira, têm sempre uma mesa e cadeiras em ponto pequeno, para descansarem.

De piões a coelhos da Páscoa

Torna-se engraçado ver o fascínio pelas diversões de outros tempos estenderem-se a outras gerações familiares. Os piões e as piascas são as principais atracções e até nostalgia trazem a quem por ali passa. É o caso de Albertina Santos que, enquanto segura um dos “resistentes do tempo”, recorda as brincadeiras de criança, que ainda hoje se praticam. Cidália Abreu é outra das pessoas “encantadas” que, mesmo não conhecendo a loja toda, desfaz-se em elogios àquilo que já viu.

A proximidade da Páscoa que Cidália refere, “aproxima-nos” da “outra parte da loja” que a cliente ainda não viu. Isto porque a outra divisão encontra-se repleta de produtos inerentes à época festiva. Coelhos, ovos em paletes, ovos embrulhados e ovos de chocolate em caixas transparentes (que só fazem desejar ainda mais a “iguaria”), são alguns exemplos do que os visitantes podem encontrar na “Casa de Família”, para oferecer à família, na Páscoa.

Parece que, para onde quer que se olhe, se vêem chocolates. Mas nem só de doces e motivos pascoais se enche a nova loja da Rua de Cedofeita. Os produtos gourmet ocupam grande parte do espaço. Desde logo com as geleias e compotas à disposição de quem visita esta “casa”, aos vinhos, azeites e chá, nada falta para quem é apreciador dos mais rebuscados requintes.

Mas como tudo tem um preço, Cristiana Campos faz questão de dizer que esta “Casa de Família” sabe “que o país está a atravessar dificuldades” e, por isso, tenta praticar valores “que sejam acessíveis a todas as pessoas”. Desta forma, podem ser encontrados produtos desde os cinco aos 50 euros. Contudo, existem “outros produtos de decoração que podem ser mais elevados”, refere a relações públicas. Cristiana Campos e Teresa Maia (uma das proprietárias) “moram” nesta “Casa de Família“, com o objectivo de receber todos os clientes que lá queiram entrar.