O doutorado em Engenharia Química e Biológica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Alexandre Afonso, recebeu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional.

A defesa da tese “Further developments on theoretical and computational rheology” aconteceu em Dezembro de 2010, sob a orientação dos professores da FEUP, Manuel Alves e Fernando Pinho. A tese de doutoramento investigou os desenvolvimentos teóricos e computacionais recentes de um programa de simulação de escoamentos de fluidos complexos, como por exemplo, plástico fundido, soluções poliméricas, de outros aditivos ou de bio-fluidos.

O percurso académico de Alexandre Afonso é vinculado à FEUP : licenciatura em Engenharia Química, Mestrado em Fundamentos e Aplicações da Mecânica dos Fluidos e o Doutoramento em Engenharia Química e Biológica). Actualmente é investigador através de um programa pós-Doc.

A distinção de “Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional 2010” será entregue a Alexandre Afonso durante o Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia – CMNE 2011, a decorrer em Coimbra, de 14 a 17 de Junho.