De 30 de Abril a 8 de Maio, o Metro do Porto vai acompanhar a Queima das Fitas. Os horários das linhas para o Queimódromo e para todas as iniciativas da semana da Queima vão ser reforçados.

Na noite da Monumental Serenata, 30 de Abril, o Metro vai funcionar continuamente em todas as linhas, excepto a Linha Violeta (E) e as estações de Faria Guimarães, Salgueiros, Heroísmo e Nau Vitória. A nova Linha Laranja (F) estreia-se na operação Queima, estando ao dispor dos utentes de Rio Tinto e Gondomar.

No domingo, 1 de Maio, o Metro vai reforçar a frequência e a capacidade em toda a rede, desde as 9h00 até ao início da tarde.

Para o Cortejo, a 3 de Maio, as linhas vão funcionar 24 sobre 24 horas. A partir das 14h00 vai haver um reforço significativo da oferta e, depois das 16h00, o Metro entra em máxima capacidade, com todos os veículos em modo duplo e com a maior frequência possível em todas as linhas. A operação prolonga-se toda a noite até ao Queimódromo, sempre em contínuo.

Nas restantes noites da Queima, o serviço é assegurado em toda a rede, com partidas até à 01h00 e com uma passagem de veículos de 10 em 10 minutos, na Linha Azul. A operação recomeça na estação Câmara de Matosinhos (a mais próxima do Queimódromo) às 5h00. Na Senhora da Hora faz-se a ligação às linhas Vermelha (B) e Verde (C), com destino à Póvoa de Varzim e à Maia, respectivamente. As linhas Amarela (D) e Laranja (F) também vão iniciar a operação mais cedo, em coordenação com o serviço da Linha Azul.

O Metro do Porto recomenda a renovação antecipada da assinatura Andante para o mês de Maio e o carregamento antecipado dos títulos de viagens.