Coincidência ou não, a Península Ibérica é, esta quarta-feira, uma “montra” de dois grandes clássicos do futebol. Talvez por culpa do calendário e do rendimento desportivo das equipas em causa, a competição que corresponde à Taça de Portugal em Espanha (Taça do Rei), faz do Real Madrid – Barcelona uma espécie de espelho daquilo que, também hoje, se vai passar no Benfica – FC Porto.

Portanto, a mesma competição, a mesma rivalidade entre clubes, partidas à mesma hora (20h30) e que acontecem depois de os respectivos conjuntos se terem defrontado há pouco tempo nos campeonatos nacionais, são factores que aproximam ainda mais os embates. Se Pepe Guardiola fosse português, também estariam quatro treinadores da mesma nacionalidade (portuguesa) nos bancos das equipas, ao invés de três. O facto de o jogo no Estádio da Luz contar para a meia-final da taça e o de Espanha ser uma final é a outra diferença que separa ligeiramente os dois duelos ibéricos. Mas de “resto”, tudo igual.

Como se sabe, em Portugal não existe outra rivalidade desportiva como aquela entre Benfica e FC Porto. Em terras de “nuestros hermanos”, acontece o mesmo entre Real Madrid e Barcelona. As constantes “picardias” entre os respectivos dirigentes e a história recente dos jogos nos campeonatos internos, condimentam muito mais estes clássicos que já por si se prevêem “picantes”.

Benfica – FC Porto (1ª mão: 2 – 0)

Após a conquista do campeonato, a 3 de Abril, no Estádio da Luz, o FC Porto regressa ao “local do crime”. Se naquela altura chegava a Lisboa “por cima” dos acontecimentos, agora entra no reduto “encarnado” em desvantagem. A derrota por 2 – 0 na primeira mão da meia-final, no Dragão, torna muito difícil a missão “azul-e-branca”, que passará por dar a volta ao marcador e garantir mais uma presença na final da competição, diante do já apurado Vitória de Guimarães. Guarín e Helton são baixas, por lesão, para tentar trazer o apuramento da Luz.

Por sua vez, o Benfica vai disputar o quinto jogo desta época frente aos portistas (três derrotas e uma vitória), de forma mais folgada. Ainda assim, Jorge Jesus (que volta hoje ao banco depois do castigo aplicado) vai ter na cabeça algumas preocupações: é que, dia 23, há a final da Taça da Liga, diante do Paços de Ferreira, e na outra semana, existe meia-final da Liga Europa contra o Braga. É possível assistir a alguma gestão do esforço de alguns jogadores “encarnados”, que poderiam juntar-se às importantes ausências de Salvio e Gaitán, por lesão.

Real Madrid – Barcelona (Final da Taça do Rei)

O Estádio Mestalla, em Valência, vai ser o palco do duelo de titãs entre as duas melhores equipas espanholas da actualidade. Dizem-no a bipolarização de pontos visível na tabela da Liga Espanhola. Com efeito, foi para esta competição que, no passado sábado, os dois rivais empataram a um golo, em Madrid.

O bom jogo do Real, no fim-de-semana, contrastou com o “banho de bola” levado pelos “merengues”, na primeira volta do campeonato (5 – 0, em Barcelona), e trouxe ânimo aos comandados de José Mourinho para vencer a Taça do Rei, já que o campeonato está, praticamente, perdido. O duelo Ronaldo-Messi é outro dos atractivos para este jogo de escala planetária.