Distinguido em 2010 pelo Turismo de Portugal com o “Prémio Eventos”, o “Verão na Casa” é um evento que alia a música ao entretenimento. Este ano, pretende ser “mais intenso do que nunca”. Além dos concertos, as actividades educativas e conferências marcam a diversificação da oferta cultural da Casa da Música (CdM).

O programa [PDF] tem início a 1 de Junho, com a actuação do grupo “O Viso tem tom?!”, na esplanada na CdM. A estas juntam-se as prestações da Orquestra Sinfónica, numa abordagem à música electrónica de dança. Também o funk de George Clinton, as sonoridades brasileiras de Djavan e Maria Gadu, o fado de Cristina Branco e o jazz de Maria Schneider marcam presença na edição 2011 do “Verão na Casa”.

O evento, que conta com uma oferta cultural diversificada, termina em grande com o aguardado “Ring Saga”, sonho de Richard Wagner. O espectáculo está agendado para os dias 16, 17 e 18 de Setembro. Este ano, o “Verão na Casa” não pára em Agosto, para conseguir fazer face à procura turística cada vez mais alargada.

Na área do Serviço Educativo, Sonópolis marca o final do curso de formação de animadores musicais. As músicas do mundo do Festival Ollin Kan junta-se à iniciativa e marca um momento importante da programação, com quatro concertos diários sequenciais.

O Festival Suggia e os recitais de violoncelo regressam, este ano, aos cafés emblemáticos da baixa portuense.

Um Verão “mais informal”

Nesta edição, o palco exterior vai ser diferente, “mais simples, acolhedor e intimista”, explicou António Jorge Pacheco, director artístico da CdM. O local vai contar, ainda, com uma “nova esplanada”, onde, nas noites de quarta a sábado, vão ser apresentados novos discos de artistas nacionais, DJs convidados e concertos da responsabilidade de diferentes escolas de música.

Na esplanada exterior da CdM vão ouvir-se playlists de alguns artistas portuenses reconhecidos que serão devidamente identificadas. A partir das 19h00, qualquer um pode parar para ouvir. Este ano, o conceito é “mais informal” mas mantém a “qualidade”, refere o director artístico da Casa.

Músicos do Stop actuam no S. João

O São João continua a ser a festa popular mais importante da cidade. Nesse sentido, a Casa da Música tenta, por mais um ano, oferecer uma programação de peso para as comemorações do aniversário do santo popular.

Em 2011, a noite de S. João no “Verão na Casa” conta com a prestação da “Stopestra”, uma orquestra formada por músicos do Centro Comercial Stop. A festa estende-se pela noite fora com a participação de bandas que aí ensaiam regularmente. No dia seguinte, quem actua são os vencedores do concurso “Música na Rua”.