Pela Invicta são quase uma dezena e meia os hostels, disfarçados nos vários prédios antigos e altos, típicos da cidade do Porto. Há cerca de cinco anos, o número de hostels no Porto era restrito a apenas cinco. Hoje contabilizam-se 14 hostels e prevê-se a construção de mais até ao final de 2011.

Estão camuflados pelo Porto e, para serem encontrados, é necessário, na maioria das vezes, pedir informações, já que apenas um pequeno letreiro à porta identifica o local. Estão instalados na Baixa, para que os seus clientes não despenderem dinheiro com deslocações.

Dossier: Hostels do Porto

O JPN inicia esta quinta-feira um Dossier sobre os Hostels da cidade do Porto. Semanalmente serão apresentados vários dos 14 Hostels que a Invicta acolhe. O primeiro é o Dixo’s Oporto Hostel, situado na Ribeira, bem perto do antigo Mercado Ferreira Borges, hoje Hard Club.

Em tempo de crise económica, o negócio dos hostels parece não sofrer com a depressão financeira de Portugal e de vários países europeus. Renato Andrade trabalha no Wine Hostel e explica que a Ryanair, transportadora aérea low-cost, é a “causadora mor” do aumento dos hostels no Porto. “Trouxe muitos turistas de mochila às costas (“backpackers”) que têm de passar pelo Porto para depois irem para Lisboa”, explica Renato.

A Ryanair tem aumentado exponencialmente a sua oferta de voos para a cidade do Porto. Neste momento tem 33 rotas a partir do Aeroporto Sá Carneiro e cinco aviões estacionados na base. Desde o início da sua actividade em Portugal, a Ryanair já transportou cerca de cinco milhões e meio de passageiros, só no Aeroporto do Porto.

A Easyjet, outra transportadora de baixo custo, possui seis rotas para a cidade do Porto, provenientes de Londres, Paris, Genebra, Milão, Lion e Basel-Mulhouse-Freiburg (Norte de França).

Aleksandra Monteiro trabalha no Oporto Invicuts Hostel e destaca, também, o fenómeno da globalização como responsável pelo aumento de turistas de mochila às costas. “Hoje em dia, as pessoas têm muita vontade de conhecer outras culturas e todas as facilidades à volta do conceito de viagem ajudam nisso”, explica. Aleksandra destaca também as companhias low-cost como potenciadoras do aumento do número de turistas de mochila às costas na cidade do Porto que, segundo a trabalhadora do hostel, “antigamente era mais verificado com o Interrail”.

A transportadora irlandesa Ryanair destaca as três rotas provenientes da vizinha Espanha, nomeadamente de Barcelona, Madrid e Valência. A companhia aérea aumentou a sua oferta em França, possuindo actualmente 10 rotas para diferentes destinos do país. No final de Março, a empresa inaugurou três rotas para La Rochelle, Pisa e Paris – Vatry.