A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo alerta que, todos os anos, surgem dez mil novos casos de cancro da pele em Portugal e são diagnosticados mais de mil novos melanomas.

Numa altura em que o calor começa a aumentar e em que os raios ultravioletas atingem índices elevados, os especialistas alertam para o aumento do cancro de pele associado à exposição solar excessiva.

Por exemplo, no caso dos melanomas – o caso mais grave de cancro de pele – a taxa de mortalidade ronda os 10 a 15% ao fim de cinco anos. Se o melanoma não for tratado precocemente, são poucas as possibilidades de salvar o doente.

A exposição solar súbita mas intensa, fora da época balnear, é das mais perigosas. Mas não é só na praia que apanhar sol pode prejudicar a saúde. Praticar desporto, fazer jardinagem ou qualquer outro trabalho ao ar livre, ou até uma simples caminhada ao sol, pode revelar-se prejudicial caso não sejam tomadas as devidas precauções.

O uso de protector solar, chapéu, t-shirt, óculos de sol e evitar a exposição solar entre as 12h00 e as 16h00, são alguns dos cuidados recomendados pelos especialistas.