A Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) vai reunir, esta quarta-feira, 27 dos mais destacados designers portugueses no ESAD World Graphics Day. A iniciativa surge de uma parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e pretende comemorar o Dia Mundial do Design Gráfico.

O evento é comissariado por José Bártolo, investigador da ESAD, que conta ao JPN que, para além de assinalar a data, a iniciativa pretende “criar uma oportunidade que até hoje nunca tinha acontecido em Portugal” ao reunir “os mais significativos designers de comunicação portugueses”.

O evento baseia-se em apresentações breves de vinte imagens em vinte segundos, de 27 designers e vai realizar-se no Cine-Teatro Constantino Nery. José explica que “apesar da ESAD ter a tradição de realizar os eventos na escola”, o Cine-Teatro é próximo do espaço QUADRA, outra parceria da CMM com a ESAD, o que permite que “os designers convidados se juntem nesse espaço e depois possam ir facilmente para o Constantino”.

Para além disso, a grande procura por parte do público fez com que o auditório se tornasse pequeno para receber tanta adesão. “No segundo dia ficamos com a sala do Cine-Teatro completamente lotada”, remata o comissário.

Várias gerações de designers reunidas

A lista de convidados conta com designers de várias gerações, juntando artistas com percursos longos e trabalhos consolidados a outros com trabalhos recentes e ainda um pouco desconhecidos. “Têm todos um portfolio com muita qualidade”, frisa José Bárcolo, que destaca como público-alvo do evento os “designers e estudantes de design”.

A organização espera que o ESAD World Graphics Day seja um sucesso e assegura “qualidade garantida”, dado que “as quase 30 apresentações são muito boas”. José assume como principal curiosidade a reacção do público ao formato, bem como os projectos que podem resultar de reunião de mais de duas dezenas de reconhecidos designers portugueses. “Perceber em que pode resultar ao nível de ideias e de projectos futuros” é uma das metas do comissários José Bárcolo.

João Alves Marrucho, um dos 27 designers convidados, está “bastante contente” por ter recebido o convite. O jovem artista de 30 anos não esconde a satisfação de estar “no meio de tantos profissionais, muitos deles com muito mais anos de experiência”.

No entanto, teme que o público-alvo se limite à “classe profissional da área”, pois considera o evento “muito pertinente, nem que seja para perceber as diferentes perspectivas”. Diz, ainda, que o formato das apresentações é uma mais valia, na medida em que “não é entretenimento puro, mas um formato mais apelativo”.