A tradição já não é o que era. Contrariando o conservadorismo habitualmente ligado à família real, o casamento do príncipe William e de Catherine Middleton prima pela grande aposta nas redes sociais. William e Kate são, de resto, o casal mais “vigiado” de sempre e o seu casamento vai ser transmitido amanhã, sexta-feira, para milhões e milhões de pessoas. Todas as atenções vão estar voltadas para os noivos através das redes sociais, das televisões, de sites noticiosos e do Youtube, no canal oficial da cerimónia.

O “Royal Wedding” tem um site onde podem ser encontradas todas as informações acerca do dia em que o Princípe William e a plebeia Kate Middleton vão “juntar os trapos” reais. Também o site oficial do príncipe de Gales disponibiliza tudo o que é preciso saber para não perder nem um minuto do casamento do século.

Apesar de o casamento real não ter uma página exclusiva no Facebook, o perfil da monarquia inglesa (criado pouco antes do grande dia) dá-lhe grande destaque. Foi até criado um evento na rede social, sendo que 383 466 pessoas já afirmaram, nessa página, que vão acompanhar a cerimónia. No entanto, e apesar de toda a informação disponibilizada pelos canais oficiais, basta uma breve busca no Facebook para perceber que diversos fãs criaram as suas próprias páginas sobre o assunto.

Já no Twitter, é possível aceder a informações sobre o casamento através da conta da Clarence House, residência oficial da família de William. As hashtags oficiais que estão a ser utilizadas são #rw2011 e, ainda, #royalwedding. 57 191 pessoas seguem os tweets reais.

O Flickr também não foi esquecido. A “British Monarchy” tem uma galeria de fotos online que será actualizada durante todo o dia de amanhã.

E se as fotos interessam, os vídeos também. Assim, já existe no Youtube o canal oficial do casamento mais mediático. A transmissão será em directo, durante todo o dia, sem interrupções. Até hoje, quinta-feira, já 3 873 902 de pessoas tinham visualizado o canal. É, inclusivé, possível felicitar os noivos através deste meio, fazendo o upload de mensagens de vídeo. Finalmente, o Google Earth disponibiliza uma vista em três dimensões do percurso dos noivos até à Abadia de Westminster (o vídeo demonstrativo também já está no Youtube).