Situado no Campo Mártires da Pátria, mesmo em frente ao conhecido Coreto da Cordoaria, o Wine Hostel baseou-se no produto que mais caracteriza internacionalmente a cidade do Porto: o vinho.

Os donos, profissionais que trabalham na área do turismo, reconheceram nos hostels uma oportunidade de negócio. Renato Andrade, gerente do estabelecimento, explica que havia necessidade de “um sistema de alojamento low-cost” no Porto, pelo que decidiram meter mãos ao trabalho.

Pelas paredes coloridas do hostel, encontram-se quadros com “explicações das cores do vinho do Porto e das características de cada um deles”, explica Renato Andrade.

O fenómeno crescente dos turistas de mochila às costas, que procuram as viagens de avião low-cost para conhecer novas cidades, tem trazido vários jovens à Invicta. Procuram, essencialmente, cultura, arquitectura e divertimento nocturno. Ao Wine Hostel chegam, sobretudo, jovens franceses e brasileiros.

“Muitas das festas começam cá”, explica Renato. Aos clientes, servem, diariamente, cocktails de Vinho do Porto, que fazem as delícias dos turistas, provenientes de diferentes nacionalidades.

O Wine Hostel recebe pessoas dos vários cantos do Mundo que, chegados à cidade do Porto, procuram um alojamento barato e boas informações sobre a cidade. Os preços de estadia variam entre os 15 e os 20 euros em época baixa, subindo para 17 em época alta. O gerente afirma que o mês de Fevereiro, apesar de ser época baixa, “superou as expectativas”.