A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai passar a distinguir, anualmente, um diplomado (de licenciatura, mestrado ou doutoramento) que seja agora uma referência a nível profissional.

Segundo João Proença, director da FEP, a ideia da criação do Prémio Carreira surgiu pelo facto de “muitos dos grandes empresários e líderes de grandes instituições do país” serem diplomados pela Faculdade de Economia. Além da “necessidade de dar a conhecer essa realidade”, o projecto tem também o objectivo de “aproximar os Alumni às iniciativas da Faculdade”.

Para João Proença, este prémio é uma das “melhores formas de comunicar a qualidade do ensino da FEP”. O director acredita que a primeira iniciativa divulgada no novo portal FEP Alumni vai ter “reflexos positivos” na Universidade do Porto, “expondo os resultados da sua formação” e evidenciando a faculdade como uma “referência nacional no ensino da Economia e da Gestão”.

João Proença aponta nomes de diplomados da FEP que se têm distinguido a nível profissional, como Óscar Gaspar (Secretário de Estado da Saúde), Ana Maria Fernandes (EDP), Miguel Portela (Bial), Fernando Medina (Secretário de Estado Adjunto, Indústria e Desenvolvimento), Miguel Cadilhe (Ex-Ministro das Finanças), Odete Patrício (Fundação de Serralves), José Fortunato (Sonae), Rui Rio (Presidente da CMP) e Elisa Ferreira (Eurodeputada).

A iniciativa espera receber, até 15 de Maio, um “número considerável de propostas”, pelo ” variado leque de potenciais vencedores” do Prémio Carreira. As propostas são avaliadas por um júri e divulgadas na sessão solene do dia da FEP, a 25 de Maio. Posteriormente, até 30 de Setembro, decorre a fase de votações, realizadas através do registo no portal FEP Alumni.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto dispõe, actualmente, de vinte programas (duas licenciaturas, dezasseis mestrados e dois doutoramentos), lançando todos os anos para o mercado mais de 400 diplomados.