A dois dias das eleições para a presidência do Varzim Sport Clube, a única lista candidata anunciou a sua desistência. Manuel Moreira seria indigitado para presidente da direcção, mas a situação económica e financeira do clube parece ter “assustado” o candidato, que fez referência ao facto de o conjunto varzinista ter chegado a um estado de falência.

Em comunicado, Manuel Moreira transmitiu que a existência do Varzim SC “não é mais viável” e enunciou cinco factores que o levaram a decidir com mais certeza a sua desistência. Todos se prendem com assuntos económicos: receitas penhoradas, existência de passivo perante fornecedores, investimentos de risco e ainda uma “inaceitável ligação do negócio do estádio com processos de gestão do clube, que não são independentes”, são alguns dos argumentos que o candidato apresenta para justificar a sua decisão.

Em relação a este último ponto, o JPN tentou contactar Manuel Moreira, mas não teve sucesso. Ainda assim, Américo Campos, candidato à vice-presidência da lista desistente, esclareceu ao JPN que aquilo a que a alínea se refere, em específico, quer dizer que “o dinheiro que o Varzim recebeu da construtora, misturou-se com as contas do clube”. Américo Campos disse, ainda, estar “solidário” com Manuel Moreira na desistência.

Sem qualquer garantia de direcção, agora que não existem listas candidatas ao acto eleitoral do próximo sábado, Lopes de Castro, actual presidente, não sabe como vai lidar com a situação. Em declarações ao JPN, o dirigente relembra a novidade do cenário: “temos que reagir a um acto novo. Nós temos 95 anos [de existência] e isto aconteceu pela primeira vez. Estamos todos a tentar perceber o que é isto”.

Aliada à situação económica do clube, a vida desportiva da principal equipa de futebol do Varzim também não é a mais saudável. No penúltimo lugar da Liga Orangina, a equipa varzinista luta pela fuga à despromoção, acto que, na opinião de Lopes de Castro, “é fundamental” para a estabilização financeira. No entanto, se o Varzim SC vier a descer de divisão, da parte de Américo Campos e de quem fazia parte da única lista candidata, o clube não será abandonado. “Somos varzinistas, nem que o Varzim jogue na distrital”, declara.