A Metro do Porto vai implementar a fase de ensaio para utilização do código universal de cores para daltónicos entre final de Maio e início de Junho. A experimentação vai ser feita na estação do Hospital de S. João, mas pode vir a ser alargada a toda a rede.

A Metro do Porto vai começar por colocar um painel complementar com o código na estação do Hospital de S. João, estação terminal norte da Linha Amarela e um importante ponto de ligação com o Serviço de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

O ColorAdd® é um código universal, criado pelo designer Miguel Neiva, que possibilita aos daltónicos distinguir as cores através de símbolos. Depois da instalação do painel, a Metro do Porto vai elaborar um inquérito dirigido aos clientes daltónicos para perceber o impacto e as vantagens deste código. Além disso, outra das preocupações da empresa é garantir que a informação para os daltónicos não influencie a que é direccionada ao restante público.

Metro do Porto pode ser pioneira

Se o processo avançar, vai ser aproveitada toda a mudança de sinalética imposta pela abertura da nova estação de Santo Ovídio, prevista para Setembro.

O criador do ColorAdd® disse à Agência Lusa que, se o projecto avançar, a Metro do Porto será “o primeiro sistema de transportes do Mundo inclusivo para daltónicos”. Apesar de ainda não haver confirmações e da ideia estar em fase de experimentação, Miguel Neiva disse estar “convencido” de que este será concretizado com sucesso.