“Quem já acedeu à internet?” foi a pergunta de partida para um momento de aprendizagem e fantasia entre os mais pequenos. Como resposta, muitos braços no ar, evidenciando, assim, um primeiro contacto com a Internet cada vez mais precoce.

O livro “Um Click Arriscado“, dirigido às crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico, foi lançado na última sexta-feira, 29 de Abril, na Reitoria da Universidade do Porto (UP). O livro conta a história de dois irmãos, Pedro e Lili, e do seu cão Óscar, que adoram jogar na Internet. Um dia, enquanto jogam, clicam numa janela pop-up e são “sugados” para dentro do computador. Lá, vêem uma luta entre “guerreiros malvados e heróis corajosos”, ou seja, entre vírus e antivírus. Moral da história: ter sempre um antivírus actualizado para navegar com segurança na Internet.

O objectivo do livro é, através de “histórias com um toque de fantasia”, explicar aos “mais novos alguns conceitos básicos na utilização dos computadores e boas práticas de navegação na internet”. “A internet é uma janela aberta para o mundo e as crianças estão a correr vários riscos que nem se apercebem que correm”, alerta uma das autoras de “Um Click Arriscado”, Diana Vaz Ribeiro, chamando, assim, a atenção para a importância de “educar os mais novos” para a uso correcto das novas tecnologias e da Internet.

Ao perceber que as “crianças têm uma habilidade quase inata” para estarem online, visto que “já nascem com a Internet”, as responsáveis quiseram ensinar-lhes alguns “truques” para uma navegação mais segura. Entre risos, dedos no ar, brincadeiras, curiosidade e muitas perguntas, Filipa Falcão Reis, outra autora do livro, explicou, entre outras coisas, o que fazer para evitar a entrada de um vírus no computador, fazendo sempre uma verificação, com o antivírus, da pen drive ou do CD.

Os pais podem aprender com os filhos

Além de alertar as crianças, o livro pretende, também, sensibilizar os pais, que assumem um papel determinante no que toca à adaptação das crianças à Internet e às novas tecnologias das crianças, pois é “importante criar uma ponte entre pais e filhos”. Assim, segundo as autoras do livro, os progenitores podem ajudar os filhos a “construir o seu mundo online de uma forma saudável e positiva”. Para isso, os pais devem conhecer a internet mas, se isso não se verificar, “porque não juntarem-se às crianças, que são mais sábias no domínio das novas tecnologias e aprenderem com elas a navegar na internet?”, sugere Filipa Falcão Reis.

O livro surgiu no âmbito do projecto “Tu e a Internet”, desenvolvido desde 2008, com o apoio da Universidade do Porto, e é o resultado da parceria entre Filipa Falcão Reis, especialista em Informática, Diana Vaz Ribeiro, licenciada em Psicologia e Gil Araújo, estudante de Belas Artes da UP (FBAUP) responsável pela ilustração do livro.