O Grupo Lena proprietário do jornal “i“, anunciou, esta segunda-feira, a venda da participação em três jornais regionais. Em comunicado , a empresa diz que a venda é o “cumprimento” de mais uma “etapa do anunciado plano de reestruturação e saída de áreas de negócio que considera não estratégicas”. Ao “concretizar a alienação da totalidade das participações” que detinha em três jornais, o grupo reduz a sua presença no sector da comunicação social.

A empresa vendeu a participação dos semanários “Grande Porto” e “O Algarve” e, ainda, no “Diário As Beiras”, de Coimbra.

Assim, a Sojormedia Norte, a empresa detentora do semanário “Grande Porto”, foi adquirida pelo jornalista Rogério Gomes, que foi, até ao final do mês passado, director do título e do qual era, também, sócio minoritário.

O “Grande Porto” é um jornal regional, com sede no Porto, que foi lançado em 2009. Em declarações ao JPN, Rogério Gomes realçou a importância de “não deixar cair o projecto”, para que o jornal continue a ser “um projecto de informação para a região”. Uma vez que o Grupo Lena “entendeu que não estava em condições de prosseguir com o projecto, eu entendi que podia continuá-lo”, justifica Rogério Gomes. Quanto a valores de venda, Rogério Gomes diz apenas que o “preço acordado foi considerado justo”.

Para o futuro, o novo administrador da Sojormedia Norte pretende fazer uma “reestruturação da empresa e do jornal, atribuindo-lhe uma redefinição editorial mais moderna”, explica Rogério Gomes.

Em Coimbra, o “Diário As Beiras” passa a estar nas mãos do grupo Fapricela, que já detinha metade do capital do título. No sul do país, “O Algarve” foi vendido à Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).

Além do jornal “i”, o Grupo Lena é detentor de algumas rádios locais e de títulos como o “Jornal da Bairrada” , o “Negócios & Notícias”, “Região de Leiria” e “O Ribatejo“.