O edifício do Colégio dos Órfãos vai ser vendido à Província Portuguesa da Sociedade Salesiana por 3,4 milhões de euros. O interesse no imóvel, por parte dos Salesianos, já tinha sido demonstrado, anteriormente, com o objectivo de “ampliar e qualificar a sua acção educativa” e no mesmo sentido “promover um programa integrado de requalificação e valorização daquele prédio de inestimável valor histórico”.

O negócio entre a CMP e os Salesianos não foi aprovado por todos os partidos presentes na Assembleia Municipal do Porto. O deputado do Bloco de Esquerda, José Castro, mostrou desagrado no que refere ao facto de o município “deixar de ter algumas obrigações”. Artur Ribeiro, da CDU, também estranhou o interesse por parte dos salesianos, na aquisição de um bem que já administravam.

Gonçalo Gonçalves, vereador da CMP refere, no entanto, que a venda do colégio aos Salesianos é um ganho “para todos”, uma vez que as obras de que o colégio necessitam são uma garantia de continuação, por parte da Sociedade Salesiana.