Nem só das duas trilogias cinematográficas vive o universo “Star Wars”. Nem só da visualização das mesmas “sobrevive” o fã daquela galáxia muito distante. Para alimentar o “vício”, qualquer adepto da saga tem ao seu dispor inúmeros artigos relacionados. De todos, destacam-se as figuras de acção, capazes de impressionar pela eficácia com que reproduzem o mundo idealizado por George Lucas.

As mais célebres foram lançadas pela já encerrada empresa de brinquedos “Kenner Products”. A companhia ficou famosa pela produção de action figures (figuras de acção) da primeira trilogia, de onde se destacavam as embalagens atractivas dos bonecos (traziam impressas as imagens reais das respectivas personagens) e a altura clássica das figuras: perto de dez centímetros.

Francisco Abrunhosa, do alto dos seus 26 anos, é um admirador de “Star Wars” e coleccionador das action figures da marca. “Mais ou menos com 14 anos, lembro-me de entrar numa loja e ficar encantado com os bonecos da Kenner. O que mais me impressionava naquilo era o facto de todas as personagens terem uma figura, quer fossem de muita ou pouca importância para o filme”, confessa Abrunhosa. Exemplo perfeito disso mesmo é o “Homem Cobra”, mais conhecido por Amanaman no universo “Star Wars”, mas que ganhou a alcunha particular depois de uma situação vivida e contada pelo coleccionador.

Hoje em dia, o Homem Cobra é apenas uma das muitas figuras que preenchem os expositores do quarto de Francisco. Stormtroopers, humanos e aliens são alguns dos “habitantes” da casa do jovem que estão prestes a completar a colecção. “Dos vintage tenho-os quase todos. Faltam-me só alguns”, diz Francisco. No entanto, para a quantidade de figuras chegar onde chegou, o jovem coleccionador não teve de gastar muito dinheiro, também por causa da experiência que já tem no assunto.

Os lugares onde a Força habita

Na livraria “Mundo Fantasma“, no Porto, não é só o espírito proveniente do nome do espaço que paira sobre as estantes. Existe outra energia que invade a divisão. Trata-se da “Força”, elemento do universo “Star Wars”, uma energia omnipresente que confere certas habilidades a quem a usa para o bem, mas ainda a quem a usa para o mal.

Do lado dos “bons”, a livraria tem um representante de peso. Em específico, de 30 quilos. Fala-se da réplica da nave “Millennium Falcon“, esculpida em metal, parte de uma edição limitada de mil exemplares, da “Lucasfilm”. Há três anos na loja, mas já reservada por um cliente, “anda à volta de 3 600 euros” na Internet, informa Vasco Carmo, um dos proprietários da “Mundo Fantasma“. Do “lado negro da Força” marca presença um AT-ST, mais leve, com cerca de cinco quilos, mas nem assim mais “leve” para a carteira. “Custa perto de 500 euros”, revela Vasco Carmo.

As estátuas, puzzles e mesmo pratos, são outros dos artigos “Star Wars” presentes na livraria que, para se chamar assim, teria que estar repleta de livros. As novelas e a banda-desenhada são os principais atractivos para os clientes que procuram explorar o universo iniciado pelos filmes.

Também livraria, no Porto, e onde a “Força” emana de todo o lado, é a “Timtim por Timtim“. Logo à entrada, o simpático robô C-3PO, acompanhado pelo seu companheiro R2-D2, recebe quem entra, com uma mensagem de boas-vindas. Foi parte daquele som que, “em ’78, no [cinema] Trindade”, hipnotizou Alberto Gonçalves, proprietário da livraria. “Nunca mais me vou esquecer desse dia em que vi o filme”, exprime o entusiasta por “Star Wars”. A livraria “Timtim por Timtim” bem espelha esse gosto de Alberto Gonçalves pela saga. É certo que não possui uma “Millennium Falcon de” 30 quilos, ainda que tenha uma pequena e uma média, mas o que não lhe falta são outros veículos. A X-Wing e o Snowspeeder são apenas dois exemplos disso mesmo.

A certeza é só uma: a “Força” está presente em todo o lado. Em “posters” que exemplificam as lutas entre o bem e o mal, em puzzles e, inevitavelmente, no universo das figuras de acção. No final de contas, em tudo o que é merchandising.