Uma localização privilegiada na Baixa da cidade e um preço médio de 20 euros com pequeno-almoço incluído são algumas das razões que fazem do Rivoli Cinema uma boa escolha de hostel no Porto.

A ideia de reabilitar um prédio da Baixa portuense partiu de seis amigos de diferentes áreas, em 2008. Quando foi lançado e erguido o projecto, existiam apenas cinco hostels na cidade. Hoje, o número aumentou de forma surpreendente. Perceberam que havia mercado para este tipo de alojamento turístico e direccionaram a aposta para uma temática: o cinema. Assim, o hostel, que se localiza perto do Rivoli, é decorado com cartazes de cinema e DVD, o que proporciona uma atmosfera positiva e descontraída. Os quartos têm como tema o trabalho de vários realizadores de cinema.

No coração da cidade, o hostel conjuga a agitação urbana com um ambiente relaxado, apostando no conforto e no bem estar dos hóspedes, que vem de várias partes do Mundo. A faixa etária do público-alvo situa-se entre os 18 e 30 anos, mas recebem pessoas de todas as idades. O espaço conta com uma área lounge com vista para a cidade. Disponibilizam, ainda, Internet, pequeno-almoço, filmes e livros para todos os que visitam o hostel.

Joana Gaio, uma das proprietárias do espaço, salientou, em entrevista ao JPN, o desafio do negócio. No entanto, faz “um balanço muito positivo do projecto”, que conta com muitas reservas.

O Rivoli Cinema Hostel é um projecto empreendedor levado a cabo por jovens e que alcançou já distinção através do prémio “Top Rated Hostel”.