Até sábado, 7 de Maio, 21 diferentes lojas de comércio tradicional do Porto apresentam trabalhos de 25 artistas convidados. O objectivo do projecto “Troca-se por arte” é, tal como a organização afirma, mostrar alguns artistas que consideram “promissores e talentosos.”

Durante três dias, as obras dos artistas nacionais deslocam-se dos seus locais habituais para lojas tradicionais da Invicta. Os portuenses podem visitar as lojas de comércio tradicional e apreciar o trabalho dos jovens artistas das 10h00 às 20h00.

Durante este período a montra da “Favorita do Bolhão” acolhe as obras da artista Inês D’Orey, o Café Ceuta acolhe os artistas Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos. As lojas variam de tipo para tipo de produto, podendo ir desde um café a uma livraria ou joalharia.

Pela segunda ano, o “Troca-se por arte” revela-se um projecto sem fins lucrativos e surge como uma chamada de atenção para a arte e arquitectura da cidade do Porto. A primeira edição do projecto portuense decorreu de 16 a 18 de Abril de 2010.

Em 2010 , o “Troca-se por arte” espalhou-se por 18 lojas de comércio tradicional do Porto e incluiu trabalhos de 20 artistas. Na segunda edição, o projecto revela-se mais ambicioso e inclui mais lojas e um maior número de artistas convidados. O programa pode ser consultado no blogue da iniciativa.