O movimento Mercado do Bom Sucesso Vivo!, que luta desde 2008 pela manutenção do mercado, está a programar uma concentração à porta do edifício.

O protesto vai decorrer a 19 Maio, pelas 17h00 e, segundo pode ler-se na petição online, pretende exigir “protecção do património cultural e humano”, lutar por um “mercado revitalizado”, evitar a existência de mais centros comerciais e impedir a “concessão do mercado a uma empresa privada por 50 anos”.

Paula Sequeiros, membro do grupo criador do site “Mercado do Bom Sucesso Vivo!”, justifica ao JPN que, face ao anunciado encerramento do mercado, o movimento foi contactado por diversas pessoas que pretendem integrá-lo. Perante esta adesão e após terem reunido com os interessados chegaram “à decisão de que deveria ser convocado um protesto público”.

Para além das razões já conhecidas, a socióloga refere, ainda, que tiveram “a confirmação de que o projecto não deu entrada ainda no IGESPAR”, pelo que os comerciantes não entendem “a pressa da Câmara em encerrar o edifício”. Serem “confrontados com obras iniciadas à revelia da lei” é, segundo Paula Sequeiros, o maior receio dos vendedores.

O apelo está a circular pelas redes sociais e contactos pessoais. O objectivo é mostrar à população o que a autarquia pretende fazer com o mercado, daí a importância da acção para os impulsionadores.

A população reagiu de forma positiva, sendo que o movimento conta já com 12 300 apoiantes. A organização pretende, também, “contactar os arquitectos e arquitectas que assinaram o manifesto, em Março passado, para que estejam presentes nesse dia”.