O Matosinhos em Jazz regressa, esta quarta-feira, para mais quatro dias de um dos festivais de jazz com maior implementação em Portugal. Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o evento conta com nomes como Larry Carlton, Maria João ou Tânia Maria.

A comemorar 15 anos de existência, o festival vai abrir com o projecto Ferro Jazz 7, que associa cinco instrumentos de sopro à secção rítmica, num cruzamento entre as tradições portuguesas e as grandes referências norte-americanas.

No segundo dia, o destaque vai para a Orquestra de Jazz de Matosinhos, que se junta ao Quarteto de Cordas para mostrar, pela primeira vez, as peças de Carlos Azevedo e Carlos Guedes, encomendadas especificamente para o festival. A orquestra apresenta-se, também, na companhia de uma voz especial: Maria João.

No dia 13, o Matosinhos em Jazz vai receber o pianista Ivan Paduar e a estreia de Larry Carlton, um dos momentos mais aguardados do festival.

A fechar vão estar o trompetista brasileiro Gileno Santana e a premiada cantora Tânia Maria. A novidade desta edição é a abertura de um palco para artistas em início de carreira, no Matosinhos em Jazz Café.