O portal Pordata.pt é um projecto produzido totalmente em Portugal e que se dedica à divulgação de dados estatísticos relacionados com a sociedade portuguesa e europeia. O projecto surgiu pelas mãos do sociólogo António Barreto, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e de Maria João Valente Rosa, ambos com um grande interesse pela reflexão da sociedade portuguesa.

Apesar do Pordata ser relativamente recente, o surgimento da ideia de compilação de dados estatísticos relativos à situação social em Portugal pairava nas cabeças de António Barreto e de Maria João Valente Rosa desde 1990, uma altura em que os meios, a sociedade e o interesse pela estatística eram diferentes.

Os desenvolvimentos tecnológicos de finais do século XX e inícios do XXI lançaram novos desafios e uma maior circulação de informação, que o Pordata não deixou escapar. “Achamos que era a altura certa para dar um novo salto, no sentido de aproximar a estatística dos cidadãos, daqueles que querem conhecer mais e melhor Portugal. As estatísticas passaram a ocupar um lugar importante no processo de conhecimento de todos e nesse contexto nasceu o Pordata”, declarou ao JPN a directora do projecto Maria João Valente Rosa.

O salto dado pelo Pordata acabou por dar os seus frutos, contando actualmente com três milhões de visualizações e com a presença de 155 países como Brasil, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Estados Unidos ou França.

“O conhecimento precisa de informação”

O Pordata pretende colocar “a informação ao serviço do conhecimento”, através da “promoção da opinião livre baseada em factos” e da disponibilização de dados necessários para se “pensar a sociedade portuguesa”, quebrando as barreiras entre as estatísticas e os cidadãos, como refere Maria João Valente.

Com duas bases de dados diferenciadas, o objectivo é facilitar e ampliar a informação disponível para consulta. O Pordata Portugal reúne e disponibiliza, em vários formatos, dados estatísticos sobre 12 temas diferentes, enquanto que o Pordata Europa apresenta informações sobre dez assuntos.

Os dados existentes no Pordata são produzidos por cerca de 40 organismos com competências estatísticas, de entre os quais se destacam o Instituto Nacional de Estatística (INE). “Os dados que são aqui apresentados são oficiais e de confiança porque o que nos queremos é que a informação seja rigorosa”, nota Maria João Valente.

Com cerca de 450 mil visitantes únicos, o Portada “cresceu em termos de conteúdo e em termos de utilização. Este é um projecto muito inspirador e de consulta imperativa para que se conheça o que foi, o que é e o que está a mudar no nosso país”, destaca Maria João Valente.

Quanto ao futuro, este passa pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, sobretudo pelo fenómeno das redes sociais. Nesse sentido, Maria João Valente destaca a criação de uma aplicação para Android. Também o desenvolvimento do Pordata Regiões está previsto para breve, de modo a olhar para Portugal numa “óptica regional”.