Esta terça-feira, dia 10 de Maio, foi apresentada, no Centro Português de Fotografia, a programação da 34.ª edição do FITEI. A edição de 2011 do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica decorre entre os dias 27 de Maio e 5 de Junho de 2011.

Espectáculo especial

Mário Moutinho fez referência ao espectáculo “Make Love Not War” do Teatro de Marionetas do Porto. O espectáculo que tem estreia absoluta no Constantino Nery, em Matosinhos, resulta de uma “união” entre o FITEI e a Fundação de Serralves, que pretendem homenagear João Paulo Seara Cardoso, que faleceu no ano passado. O director do FITEI diz que esta será uma “homenagem da própria cidade”.

O festival acontece em vários espaços do Porto: Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação de Serralves, Teatro Helena Sá e Costa, Centro Português de Fotografia, Estúdio Zero, Estúdio Latino, Balleteatro, ESAP, Mosteiro S.Bento da Vitória, Fábrica da Rua da Alegria e Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

Na apresentação à imprensa da programação estiveram Mário Moutinho, director artístico do FITEI, Julieta Guimarães, coordenadora do ciclo “Vão de Escadas” que integra o festival, e Manuel Laurestim, director administrativo e financeiro do FITEI. Mário Moutinho destaca a “forte componente musical” do festival, em especial da música “tocada ao vivo”, nomeadamente “de grupos estrangeiros que trabalham com músicos portugueses”. Os espectáculos apresentados no festival “incluem disciplinas diversas, como o teatro, a dança, a ópera e o rock”, refere.

O director artístico do evento realça a “apresentação no festival de dois espectáculos de um nome de referência do teatro brasileiro: Antunes Filho”. Do Brasil, chegam, então, dois espectáculos que estão “integrados no grande projecto Odisseia”: o “Lamartine Babo” e o “Policarpo Quaresma”. A edição deste ano conta, ainda, com produções de outros países, como Cuba, México, Espanha e Equador.

Mário Moutinho explicou que esta 34.ª edição é mais “condensada”, contando com um número de espectáculos inferiores aos anos anteriores. A explicação para este facto deve-se aos cortes orçamentais que afectaram o festival e também à menor participação de mecenas.

O espectáculo de abertura, “Pala Pala”, que vai acontecer no Centro Português de Fotografia, tem “participação financeira de fundos europeus através do projecto Porto 2.0”, que é coordenado pela Porto Lazer. 23 espectáculos, 22 companhias, 252 participantes, três estreias absolutas, 48 parceiros e seis países participantes: são estes os números que marcam a 34.ª edição do FITEI.

Ciclo “Vão de Escada”

“Vão de Escadas” é um “ciclo de companhias emergentes da cidade do Porto”. Julieta Guimarães, coordenadora do ciclo, refere que os espectáculos promovidos pelo ciclo “Vão de Escadas” vão acontecer na “rua, em espaços alternativos, em palcos à italiana” e, contam com vários tipos de linguagem, desde “dança, circo e intervenção”.

“Uma oportunidade para as jovens companhias do Porto se afirmarem num circuito profissional e, para o público da cidade pode ver o trabalho destas companhias”, são os destaques que Julieta Guimarães faz do ciclo.