O Safari Fotográfico Juvenil [PDF] é uma iniciativa organizada pelo Instituto Multimédia, com o objectivo de promover, nos jovens até aos 25 anos, o gosto pela arte da fotografia.

Na 11.ª edição, o tema foram os “Pontos Turísticos” das zonas históricas do Porto e de Vila Nova de Gaia. A missão dos participantes? Captar novos locais de interesse turístico.

O Instituto Multimédia pretende, com esta iniciativa, promover o gosto pela fotografia, motivar a descoberta de pontos turísticos de relevo e “promover o contacto com as particularidades históricas das duas cidades”, diz Vanessa Silva, coordenadora do Safari Fotográfico Juvenil desde 2009.

O júri do Safari Fotográfico Juvenil será constituído por fotógrafos e representantes do Centro Português de Fotografia (CPF) e do Instituto Multimédia.

Os melhores trabalhos serão premiados com materiais fotográficos e bibliografia e “expostos no Instituto Multimédia e em diversos espaços públicos do Porto e Gaia”, como “estações de comboios e metro, cafés, restaurantes e livrarias”, esclarece Vanessa Silva. O vencedor receberá o “Prémio de Fotografia Instituto Multimédia”. A entrega dos prémios será feita em sessão pública, em data a anunciar.