“Tenho receio do que possa suceder ao país caso uma solução ultra-liberal saia vencedora nas próximas eleições”, referiu Francisco Assis, depois da visita às obras das novas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia (FFUP). O cabeça de lista do Porto acrescenta que o Partido Socialista (PS) está a fazer tudo para evitar esse cenário.

Francisco Assis acredita que “as pessoas estão a unir-se em torno do Partido Socialista” porque percebem que “o PS é um garante da manutenção do modelo de estado social, que intervém” na saúde, educação, cultura e ciência. No entender do socialista, a intervenção no modelo de estado social é “absolutamente fundamental para o país”.

O cabeça de lista pelo Porto diz que é preciso transmitir “uma mensagem de confiança, de esperança e de realismo”. Francisco Assis assume os problemas que o país atravessa para os quais é preciso olhar “com realismo e rigor”.

Referindo-se ao PSD, Francisco Assis salientou a “visão muito diferente em matéria de preservação em determinadas funções sociais do Estado” que separam ambos os partidos. Segundo o deputado socialista, aplicando o modelo defendido pelos sociais democratas, “os países são países a duas velocidades, com sistemas privados muito bons para alguns”, mas com “capacidade para poucos o utilizarem”. O modelo do PSD, para Assis, assenta “num grande recuo do Estado, com funções residuais na área social destinadas a atender as populações mais carenciadas”.

FFUP e ICBAS vão ser o complexo de Ciências da Vida e Saúde da Universidade Porto

O complexo de Ciências da Vida e Saúde da Universidade Porto entra em funcionamento em Setembro de 2011. O espaço, junto ao Palácio de Cristal, vai juntar o ICBAS e a Faculdade de Farmácia (FFUP) no mesmo local. O projecto foi concebido pelo arquitecto José Manuel Soares e beneficia de um financiamento comunitário que ronda os 33 milhões de euros, atribuídos pelo FEDER/Fundo de Coesão Regional.

A FFUP e o ICBAS vão estar situadas perto do Hospital de Santo António, do novo Pólo de Ambulatório do Centro Hospitalar do Porto e do Centro Materno-Infantil do Norte, o que vai permitir ter um novo “pólo de excelência de Ciências da Vida e da Saúde em pleno centro da cidade do Porto”.

Francisco Assis salienta a importância da obra para a “Universidade do Porto, para a cidade e para a região”, classificando-a como um “grande investimento” que vai “influenciar decisivamente a qualidade e o nível de vida das pessoas da região por muitas décadas”.O cabeça de lista pelo Porto referiu que o investimento público não pode ser demonizado, e deve ser feito com “critério e muito rigor”. Para o candidato pelo círculo do Porto, o país tem “condições para prosseguir com critério com uma politica de investimentos públicos dirigida para qualificar pessoas”.