Arranca esta quarta-feira a 64.ª edição do Festival de Cannes. A abertura vai estar a cargo de Woody Allen, com a estreia de “Midnight in Paris”, um filme que conta com a participação da primeira-dama francesa, Carla Bruni.

Brad Pitt, Angelina Jolie, Penelope Cruz e Johnny Depp são os principais atractivos desta edição. Também a estreia dos novos filmes “La Piel que Habito”, de Pedro Almodóvar, “Habemus Papam”, de Nanni Moretti e “The Tree of Life”, de Terrence Malickv está em destaque.

Para além destes, vão estar em competição outros 17 filmes, perfazendo um total de duas dezenas de candidatos à Palma de Ouro. O júri é presidido por Robert de Niro. Emir Kusturica preside a secção “Un Certain Regard”, que vai abrir com o filme “Restless”, de Gus van Sant.

O cineasta iraniano Jafar Panahi será a ausência mais notada, depois de ter sido condenado a seis anos de prisão e proibido de se ausentar do seu país. No entanto, o seu filme “In Film Nist” será projectado. Bernardo Bertolucci, o realizador italiano de 70 anos, vai ser homenageado com uma Palma de Honra na cerimónia de abertura.

A assinalar a presença de Portugal vão estar curtas-metragens e, ainda, a presença de João Pedro Rodrigues como júri. A curta-metragem “Nuvem“, do realizador luso-suíço Basil da Cunha foi selecionada para a Quinzena dos Realizadores.