Jyrki Katainen, primeiro-ministro da Finlândia anunciou quarta-feira, em conferência de imprensa, que foi conseguido um acordo entre os principais partidos, que permite a viabilização da ajuda financeira a Portugal.

Com este acordo, a Coligação Nacional que governa a Finlândia consegue a aprovação do plano de assistência a Portugal a tempo de o programa ser aprovado na reunião do Ecofin (encontro dos ministros das Finanças da Zona Euro) na próxima segunda-feira, em Bruxelas.

Dos 25 lugares com assento na Comissão finlandesa, seis pertencem à Coligação Nacional, outros seis ao Partido Social-Democrata e cinco ao Partido do Centro, o que impede que os restantes votos (quatro dos Verdadeiros Finlandeses e outros quatro de pequenos partidos) inviabilizem a aprovação.

As divergências sobre a ajuda financeira a Portugal levaram os Verdadeiros Finlandeses, a terceira força política mais votada nas legislativas de 17 de Abril, a retirarem-se das negociações com os dois principais partidos para a formação de um governo.