Perto da Foz do Douro e das praias de Matosinhos, respira-se inovação e design no Porto Excentric Hostel. A ideia partiu da designer Inês Borges, que optou por conjugar a dupla funcionalidade numa casa de família. O espaço agrega a agência de design e foi adaptado como hostel.

O projecto surgiu em Dezembro de 2010 e Inês Borges, em entrevista ao JPN, já consegue fazer um balanço positivo, porque “de mês para mês”, a ideia “cresce e desenvolve-se”. Longe da Baixa do Porto, mas a dez minutos da estação de Metro e com o autocarro à porta, não faltam opções para visitar e ocupações nos tempos livres.

A decoração ousada e única explica-se pela vontade de “fazer algo diferente” na cidade, entende a designer. Todas as divisões estão decoradas com alguns dos marcos da cidade, como a Torre dos Clérigos ou o Museu de Serralves, mas com a particularidade desses mesmos edifícios serem interpretados à luz da vida urbana e das tendências do design actual.

É possível, ainda, ver frases típicas do portuenses nas paredes do hostel, como por exemplo, os pregões das vendedoras do Mercado do Bolhão. A receita da tradicional francesinha marca a cozinha, espaço onde todos os hóspedes podem preparar livremente as suas refeições.

A ideia é estar no Porto dentro de portas e sentir o espírito e tradições da cidade porque, para a dona do negócio, “o Porto está em movimento” e é importante transmitir a sua cultura a quem o visita e, sobretudo, a quem o conhece pela primeira vez.

Os preços de quarto duplo são de 46 euros e, com casa de banho privada de 52 euros, ambos com pequeno-almoço incluído. O conceito é diferente de outro hostels: aposta-se num ambiente mais íntimo e privado e, como tal, há apenas quartos duplos. A idade do público, que é “geralmente europeu”, varia, como afirma Inês Borges.

A designer reforça a aposta “no desporto, nos passeios à beira-mar e no surf, com muitas parcerias de passeios de barco e de bicicleta”, por ser o que considera a mais valia do projecto. A jovem empresária refere, ainda, que a serenidade e a proximidade com as praias permite uma estadia diferente, o que leva outro tipo de clientes a preferirem este hostel.

Um espaço que envolve o hóspede no Porto mas que aposta na inovação e na qualidade do serviço prestado. É perceptível em todas as divisões a ousadia do projecto e a importância atribuída às cores, à cultura e à herança portuense.