Guardar as músicas e ouvi-las em qualquer suporte é a mais recente promessa da Google. A empresa anunciou esta terça-feira o lançamento do Music Beta, um serviço que possibilita o armazenamento de músicas nos servidores do grupo norte-americano. Utilizando um simples computador ou então um tablet ou smartphone com o sistema operativo Android, os utilizadores vão poder escutar as canções armazenadas em qualquer lugar.

Para tirar proveito do novo serviço, que está ainda em fase experimental, os cibernautas devem fazer upload das músicas que possuem para o servidor da Google, podendo ser guardadas até 20 mil músicas. Depois, estas podem ser geridas directamente no navegador, sendo, por exemplo, possível criar diferentes listas e alterá-las. Estas listas são automaticamente sincronizadas com os aparelhos Android.

Além disso, mesmo não se estando ligado à Internet, um utilizador pode ouvir uma selecção musical previamente definida ou voltar a ouvir as últimas músicas escutadas num aparelho, pois as canções ficam armazenadas nesse mesmo dispositivo durante algum tempo.

Por enquanto, a plataforma agora disponibilizada pela Google é gratuita, estando apenas acessível a quem for convidado pela própria empresa e só para os que se encontrem nos EUA.

O lançamento da nova plataforma acontece depois do anúncio do novo serviço da Amazon, o Cloud Player. Mas o Music Beta distancia-se deste e de outros serviços semelhantes, como o iTunes (a utilização do programa da Apple implica o download pago e imediato armazenamento dos ficheiros descarregados num dispositivo).

A Google também explora o mundo do vídeo

Além do serviço de música, foi também anunciado um novo serviço de vídeo da Google. Sem precisarem de fazer download, os utilizadores podem alugar filmes na loja de aplicações e conteúdos da Google, a Android Market. Com preços a partir de 1,99 dólares (1,45 euros), também este serviço pode ser utilizado pelo computador, através do navegador, e do tablet Xoom, da Motorola.

Ainda não são conhecidos os países onde o serviço vai estar disponível, mas já se sabe que Portugal não está incluido neste projecto da Google.