“Prémios Novo Norte” é o nome da iniciativa lançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), pelo “ON.2 – O Novo Norte” e pelo Jornal de Notícias. O ano de 2011 marca a segunda edição dos prémios que têm como objectivo distinguir e promover alguns casos de sucesso e mérito em algumas áreas que têm prioridade para a região Norte do país, como o empreendedorismo, desenvolvimento urbano ou sustentabilidade.

A concurso nos “Prémios Novo Norte” estão seis categorias: Norte Inovador, Norte Empreendedor, Norte Criativo, Norte Inclusivo, Norte Sustentável e Norte Civitas. Entre esses prémios será, também, entregue o galardão maior: o “Prémio Novo Norte”.

Dos 127 projectos recebidos nesta edição de 2011, foram seleccionados 30 finalistas, sendo que cada categoria conta com seis possíveis candidaturas vencedoras. A lista divulgada na passada terça-feira, dia 10 de Maio, inclui, entre outros, o INESC Porto, a Fundação de Serralves, a ESMAE e o Teatro Nacional S. João. Para descobrir a lista completa dos projectos seleccionados pode consultar o site dos prémios.

No comunicado enviado à comunicação social, pode ler-se que “foram os temas da Inclusão Social (“Norte Inclusivo”), das Indústrias Criativas (“Norte Criativo”) e do Empreendedorismo (“Norte Empreendedor”) que registaram o maior número de candidaturas, consequência da crescente importância destas temáticas para a Região do Norte”.

A representação da Região Norte nos prémios anuais da União Europeia, inclusivé no “RegioStars”, um dos mais prestigiados, é o prémio destinado ao vencedor do concurso.

Os vencedores vão ser escolhidos por um júri constituído por Armando Pereira, Luís Braga da Cruz, Maria Hermínia Cabral, Mário Rui Silva e Paulo Ferreira, para serem anunciados a 30 de Junho, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.