Richard Stallman vai ser o orador principal das comemorações do 25.º aniversário do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O hacker que marcou a década de 80 e se converteu em activista político pela abolição de patentes do software, vai participar numa palestra com o tema “The danger of software patents”.

António Porto, docente da FCUP, reforça a importância da presença de Richard Stallman na sessão, dado que “é uma figura incontornável no panorama da evolução da Informática, estando na origem do Movimento do Software Livre, com grande impacto internacional”. “Tem sido fundamental no suporte proporcionado à actividade de ensino”, explica.

Em entrevista ao JPN, o professor afirmou as expectativas de “proporcionar à audiência o contacto com uma voz fortemente independente dos interesses económicos ligados à indústria de software, capaz de fornecer perspectivas não tradicionais na abordagem à produção, disseminação e uso de software”.

Richard Stallman é fundador e o principal responsável pelo desenvolvimento do GNU, o primeiro sistema operativo livre e colaborativo do Mundo, que viria a ser a base fundadora de produtos como o Linux ou a Wikipedia. Para António Porto, o sistema operativo GNU “continua a ser um sistema verdadeiramente acessível e livre, com crescentes contributos de toda uma comunidade internacional de desenvolvedores, numa altura em que mesmo outros sistemas oriundos do mesmo movimento tendem a ser controlados por grandes empresas”.

O hacker vai estar presente este sábado, pelas 11h00, no Anfiteatro do Departamento de Ciência de Computadores na FCUP, desenvolvendo a sua posição face às patentes de software e como as considera um obstáculo ao desenvolvimento informático e ao conhecimento tecnológico. A sessão de comemoração dos 25.º aniversário da licenciatura em Ciências de Computadores da FCUP tem início marcado para as 10h00 e o programa [