O SPIE UP (Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto) é um evento internacional organizado desde 2007 pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP) . Na edição de 2010, o SPIE UP contou com 29 oradores e dois mil participantes no evento que pretende reunir não só a comunidade UP mas também toda a comunidade académica, com inscrição gratuita.

Em entrevista ao JPN, o presidente do CEdUP, um dos organizadores da 4.ª edição do SPIE UP, reforça a aposta desta edição “em diversificar os temas, em trazer o empreendedorismo para outras áreas, como o empreendedorismo low-cost e empreender na tradição portuguesa”. O evento conta já “com 200 inscrições”, mas pretendem atingir as 800.

Vasco Sousa destaca alguns oradores que vão estar presentes no evento como Daniel de Carvalho, director de comunicação para a Europa da Ryanair, Ana Fernandes, directora de comunicação da IKEA Portugal, Catarina Portas, proprietária da loja “Vida Portuguesa”, Daniel Redondo, a representar a marca “Licor Beirão” e, ainda, Basílio Horta, presidente da AICEP.

O presidente da CEdUP sublinha que o objectivo do SPIE UP “é espicaçar, dentro e fora, a comunidade UP”. Valoriza a importância de “ouvir casos de sucessos e ouvir palavras de quem atingiu o topo na sua área” por ser inspirador para os alunos. A organização pretende que o evento seja motivador de futuros horizontes para os jovens estudantes.

A 19 de Maio, o SPIE UP inicia-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com um workshop, ao qual se segue a discussão de temáticas como “Empreendedorismo Low-Cost” e “Empreender na Tradição Portuguesa”, terminando o dia com “Criatividade e humor” como tema principal da noite.

Já na Faculdade de Ciências da UP, a 20 de Maio, o dia começa com um workshop, seguido de painéis de “Empreendedorismo Social” e “Empreendedorismo Jovem”, terminando com o tema “Viagens e Descoberta”. No último dia do SPIE UP, a Fundação Cupertino Miranda recebe a Grande Conferência e o jantar convívio com o preço de vinte euros para todos os participantes.