Dublin. O nome remete para o imaginário de florestas verdes com grandes castelos, duendes e fadas. No entanto, a cidade transformou-se, recentemente, numa vibrante e moderna metrópole. Hoje, Dublin é famosa por ter uma vida nocturna agitada, pelos seus museus de primeira linha, pelos hotéis elegantes, pelas boutiques sofisticadas e pela gastronomia. O cenário completa-se com as águas do rio Liffey, que divide a cidade.

Viviana Perestrelo está há quase um ano em Dublin a trabalhar. Ao JPN, afirma que “Dublin é uma cidade muito parecida com o Porto”, sobretudo devido aos seus “prédios tradicionais” e às pessoas, que são “extremamente convidativas”. Porém, alerta que quem visita Dublin tem que levar “a carteira cheia”. Tudo é mais caro do que em Portugal. Por exemplo, um “pint” custa 5,10 euros.

Visita pela cidade, de cerveja na mão

Dublin é uma cidade pequena e pode ser facilmente visitada a pé. Quem sabe, pelo caminho, ainda encontre a rainha de Inglaterra a acenar-lhe. Porém, é preciso especial cuidado nas passadeiras. Na Irlanda, conduz-se pela esquerda, pelo que deve olhar sempre para a direita ao atravessar a rua e fazê-lo rapidamente, pois disporá de pouco tempo até o sinal dos peões voltar a ficar vermelho.

Quem visita Dublin deve ir “definitivamente” a O’Connel Street, “que é o centro dos centros”, afirma Viviana Perestrelo. A partir daí, é possível visitar a rua dos centros comerciais, ver a “Spire of Dublin” (um monumento alto, em forma de agulha, com 120 metros de altura), apreciar o rio e todas as suas pontes.

Do outro lado do rio, Viviana Perestrelo aconselha a uma visita pela Trinity Collegue, a mais antiga universidade da Irlanda, onde estudaram figuras como Oscar Wilde e Samuel Beckett.
Em seguida, uma ronda “com uma ‘pint’ na mão” por todos os pubs com música irlandesa ao vivo, no Bairro Temple Bar. O ambiente aqui é muito boémio, com muitas lojas de roupas, livros e discos em segunda mão a povoar os vários mercados existentes.

Esta zona é, aliás, uma das mais recomendadas para os amantes da cerveja. Para estes, Viviana recomenda, ainda, uma visita à Storehouse da Guinness, a cerveja nacional irlandesa, e à destilaria da Jameson. A partir do Temple Bar, a cerca de 20 minutos a pé, situa-se o Phoenix Park, o maior parque de cidade da Europa. Aí é possível alugar uma bicicleta por 7 euros durante duas horas, para chegar ao centro do parque, “que tem centenas de veados à solta”.

Mas os encantos de Dublin não se ficam por aqui. Para um bom turista, é obrigatório descobrir os vestígios britânicos no Dublin Castle, admirar a Christ Church, a catedral que foi construída para ser vista a partir do rio Liffey, ou visitar a St. Patrick Church, a maior e mais adorada igreja da Irlanda. Do lote de visitas obrigatórias fazem, também, parte o Museu e a Galeria Nacional, que albergam inúmeras obras de arte irlandesas.

Informações úteis

Chegado ao aeroporto de Dublin, é possível apanhar um Aircoach em direcção ao centro da cidade, por sete euros ou um Dublin Bus, por seis euros. A partir do centro, para rumar ao Dublin Arena (ou Estádio AVIVA) basta apanhar o comboio. Quem preferir ir a pé para o estádio, partindo do Bairro Temple Bar, pode demorar cerca de 36 minutos em passo normal.

A organização da final preparou duas “fan zone”, uma para cada equipa, para reunir os adeptos que não chegaram a tempo de comprar bilhete. Os adeptos do F.C. Porto podem concentrar-se na Simmoscourt Road, enquanto o ponto de encontro dos bracarenses vai ser na North Wall Quay.

A zona comercial e de restaurantes por excelência da cidade é na zona da O’Connel Street, Westmorelan Street e Grafton Street. Também na zona do Temple Bar, muitos clubes servem refeições durante o dia. A especialidade de Dublin é o “fish-and-chips” (batata e peixe fritos), acompanhado pela indispensável cerveja. Os restaurantes funcionam normalmente das 12h00 até às 22h30.

Desde 2004 que a Irlanda é um país “smoke free” (livre de tabaco). As políticas do tabaco são muito restritivas e atingem até os pubs. Por isso, antes de decidir pegar num cigarro, pense duas vezes.

Em relação ao estado do tempo, os meteorologistas prevêem uma descida de temperatura para Dublin a partir desta terça-feira. No dia da final vai estar nublando, sendo que as temperaturas vão variar entre os 5º C e os 13º C.

Final da Liga Europa desperta pouco interesse em Dublin

Em Dublin, os vestígios da final da Liga Europa são escassos. Ainda não se vêem muitos portugueses na cidade. Viviana afirma que, nos últimos dias, encontrou, sobretudo, adeptos do Benfica “a tentar vender o bilhete”. A portuguesa adianta, ainda, que “está a ser difícil encontrar um pub” onde ela e os amigos possam ver o jogo, pois poucos serão os que vão transmitir a partida em directo.

A falta de interesse na final europeia deve-se, em parte, à visita da Rainha de Inglaterra e de Barack Obama. Esta terça-feira, a rainha Isabel II inicia uma visita de quatro dias a Dublin, a primeira visita de uma rainha de Inglaterra à Irlanda em mais de cem anos. Já Barack Obama vai estar na cidade entre 22 e 23 de Maio. Para mais informações úteis para quando aterrar em Dublin, consulte o site criado pelo Aeroporto de Dublin para esclarecer os portistas e arsenalistas.