A revista Maxmen, dirigida ao público masculino, já não vai ter edição de Junho, noticiam esta terça-feira diversos meios de comunicação. A decisão da empresa Progresa/Media Capital Edições, detida pela Prisa, foi comunicada segunda-feira aos trabalhadores. A empresa vai rescindir com nove colaboradores, avançam os órgãos de comunicação.

A quebra da circulação da revista e razões económicas são apontadas como as causas do fecho da publicação masculina. Apesar de ser líder da circulação paga e líder destacada de audiências, a Maxmen registou quebras significativas este ano. No primeiro bimestre vendeu, em média, menos 9% face ao período homólogo de 2010. No que respeita às audiências, a quebra é maior, apresentando uma descida de 27,27% no primeiro trimestre de 2011, face a igual período do ano passado.

O declínio da revista verifica-se desde Julho do ano passo, quando a publicação passou a ser dirigida a partir de Espanha, após o afastamento de Luís Merca da direcção. Depois da FHM e da Playboy, a Maxmen é a mais recente baixa no segmento das revistas masculinas. Restam a GQ, a Men’s Helth e a Penthouse.