As famílias portugueses são aquelas que mais dinheiro gastam com material electrónico e electrodomésticos. Contudo, estes gastos são para diminuir em 2011. Os dados do Observador Cetelem 2011 revelam, ainda, que Portugal ocupa o 3.º lugar dos países europeus com maior recurso ao crédito.

O estudo do Observador Cetelem mostra que “Portugal é dos países da Europa que apresenta mais gastos no mercado dos electrodomésticos e da electrónica de consumo (TV, Hi-fi e Vídeo), com investimentos de 236 euros e 327 euros/ano, respectivamente”, tendo em conta as despesas em rendimentos equivalentes (riqueza em paridade com o poder de compra).

A crise teve um “impacto negativo no consumo das famílias, mas não de forma acentuada”. O consumo dos portugueses, pode ser explicado pelo crédito ao consumo. De acordo com o Observador Cetelem, o “crédito ao consumo parece ser a fonte à qual as famílias portuguesas recorrem para aquisição de novos bens ou produtos, numa altura em que o poder de compra diminuiu significativamente”.

Portugal é, há três anos consecutivo, o terceiro país da Europa com maior carteira de créditos por família. No entanto, o crédito ao consumo diminuiu cerca de 1,5% no ano passado, quando a média europeia subiu cerca de 2,9%. O Observador Cetelem declara que se verifica “uma maior maturidade nas opções de consumo dos consumidores, que ponderam as suas escolhas durante mais tempo”.

Apesar de Portugal ocupar o pódio na compra de material electrónico e electrodomésticos, o Observador Cetelem demonstra que, em 2011, os portugueses irão poupar mais e consumir menos, o que “revela uma maior prudência e cautela das famílias em geral”.