Portugal perdeu, em 2010, cerca de 108 milhões de euros devido à pirataria, revela um estudo da “Business Software Alliance” (BSA). No ano passado, a taxa de pirataria associada aos produtos de software fixou-se nos 43%, um valor igual ao que a BSA tinha apurado para os dois anos anteriores, apontando para a estagnação do fenómeno.

O estudo revela ainda que os prejuízos mundiais da pirataria de software ascenderam a 47,8 mil milhões de dólares em 2007, o que representa um aumento de 20,4% em relação ao ano anterior. Entre as seis regiões analisadas, a Europa Ocidental é a segunda mais penalizada pela pirataria, sendo apenas superada pela região Ásia-Pacífico.

Numa análise de dados tendo em conta as taxas de pirataria mais elevadas, os números divergem. Enquanto, por exemplo, nos Estados Unidos apenas um quinto do software usado é pirata, na Europa Ocidental atinge um terço. Em termos globais, a taxa de software pirateado aumentou 3 pontos percentuais, atingindo os 38%. Isto representa uma quebra na tendência de estagnação dos últimos anos.