Nesta Semana Europeia da Juventude vai ser anunciado o vencedor do melhor projecto de Serviço Voluntário Europeu (SVE). Entre os 36 trabalhos nomeados, que são apoiados pelo programa da Comissão Europeia “Juventude em Acção”, encontra-se uma portuguesa: a jurista Marisa Reis, que desenvolveu um projecto sobre os direitos das próximas gerações.

À Agência Lusa, Marisa Reis explicou que “é preciso ir mais longe em termos de direitos e implementação legal dos direitos das gerações futuras”, referenciando a “falência do sistema de segurança social” e “as alterações climáticas” como alguns dos temas que merecem mais atenção e “uma moldura jurídica mais eficiente”.

Perfil: Marisa Reis

Marisa Reis foi voluntária na Fundação para os Direitos das Gerações Futuras, na Alemanha, onde desenvolveu o trabalho agora nomeado, entre Setembro de 2009 e Julho de 2010. A jovem de 25 anos também coordenou a edição de dois números especiais da revista da fundação alemã, centrados nos direitos das gerações futuras e no levantamento da legislação existente na Europa. Com vontade de marcar a diferença e alertar consciências, a jurista portuguesa organizou, em 2010, uma conferência internacional na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e marcou presença noutra conferência realizada em França, para a qual foi convidada.

Marisa Reis, que vê o facto do seu projecto estar nomeado como uma prova de que este tema está presente na agenda política, defende a criação, a nível europeu, de um provedor das gerações futuras e ainda a formação de “um comité parlamentar que seja fiscalizador dos interesses das gerações vindouras”.

De um leque de 50 mil trabalhos foram pré-seleccionados 36 projectos nas categorias de Sociedade Inovadora, Sociedade Inclusiva e Sociedade Global. O projecto de Marisa Reis, único trabalho português em competição, concorre na categoria de Sociedade Global.

Esta é já a quinta edição da Semana Europeia da Juventude, que se realiza entre 15 e 21 de Maio, neste que também é o Ano Europeu do Voluntariado. 2011 é ainda o ano em que se assinala o 15.º aniversário do Serviço Voluntário Europeu (SVE). Os 33 países envolvidos no programa “Juventude em Acção” vão realizar diversos eventos para marcar esta semana, que pretende ser uma oportunidade para o debate sobre os mais variados aspectos que afectam os jovens.

O anúncio do vencedor do melhor projecto de SVE será feito esta terça-feira em Antuérpia, na Bélgica, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Entre um júri interinstitucional encontram-se o presidente do Fórum Europeu da Juventude, o ministro da Juventude da Hungria e, ainda, jovens deputados.