Organizado pela Milímetro, com o apoio do Institut Français e do Cinema Passos Manuel, o ciclo “Um Chabrol, dois Demy” tem lugar no Passos Manuel a 19 de Maio, 3 e 15 de Junho.

A primeira sessão é já esta quinta-feira com o filme “A Dama de Honor” (2004), de Claude Chabrol. O já falecido director, produtor, actor e roteirista francês foi um dos responsáveis pela criação da Nouvelle Vague.

A 3 de Junho, o ciclo volta à sala do Passos Manuel com a exibição de “Lola” (1961), um filme de Jacques Demy. O também director e roteirista de cinema francês morreu em 1990 e recebeu, durante a sua carreira, prémios importantes como uma menção honrosa no Festival de Berlim e uma Palma de Ouro em Cannes. O nome de Jacques Demy regressa ao Passos Manuel a 15 de Junho, com “A Baía dos Anjos” (1962), terminando o ciclo “Um Chabrol, dois Demy”.

Daniel Marques Pinto, da organização, conta que o ciclo pretende “mostrar dois óptimos filmes dos anos 60 de Jacques Demy”, desconhecido por muitos e “homenagear Chabrol, recentemente falecido”. A esperança é ter “a sala cheia de pessoas entusiasmadas antes do filme e muito satisfeitas”, no final.

O ciclo de cinema “Um Chabrol, dois Demy” dirige-se a “todas as pessoas que gostam de ver cinema numa boa sala no centro da cidade e não apenas no televisor do quarto, no centro comercial da periferia ou no ecrã de computador”.

Os bilhetes normais têm o valor de 3,5 euros e os de estudante, 2,5 euros. Os filmes são exibidos às 22h00.